sexta-feira, 8 de junho de 2012


ELEIÇÕES MAÇÔNICAS: A GUERRA TEM INÍCIO


Estamos no ano eleitoral maçônico. Inicia-se a formação das chapas e a escolha dos membros para os diversos cargos da Loja. Nesse processo seletivo os IIr:. apresentam suas verdadeiras faces. As peles de ovelha são largadas e os lobos aparecem.
Falta de decoro, inconformismo, ganância, formação de “panelinhas”, atos traiçoeiros e outras atitudes indignas da Ordem parecem aflorar no meio maçônico. Lojas, antes harmônicas, unidas e fraternas tornam-se campos de batalha. Suas paredes tremem, suas colunas racham, o teto desaba e, não raras vezes, a Oficina tomba.
Tudo isso a troco de quê? Vaidade, orgulho, prepotência ou pura maldade? Não sabemos a resposta e neste momento não nos interessa enveredarmos nessa seara.
O que queremos trazer para reflexão em Loja e por parte de cada Ir:. é o fato de que não podemos nos esquecer que somos IIr:. independentemente dos cargos que ocupamos ou que queremos ocupar. O amor fraterno deve estar acima de disputas mesquinhas.
Com efeito, o período pós-eleitoral deixa seqüelas terríveis. Lojas bem estruturadas transformadas em duas ou mais Lojas mal estruturadas, apenas para satisfação dos interesses próprios, para alimentar a vaidade de poucos em detrimento da felicidade de muitos. É o individual sobre o coletivo.
Mesmo assim, não devemos tratá-los de forma discriminatória. São IIr:. que ainda não viram à verdadeira Luz, que estão com dificuldade de desbastar sua própria pedra bruta. Precisam do nosso carinho, amor e compreensão.
Queridos IIr:. a eleição é um belo momento de exercício de cidadania e da democracia maçônica, é uma prova de nosso crescimento espiritual, de nosso amadurecimento maçônico, de nosso comprometimento para com a Loja, com a Instituição, com o País e com a humanidade.
Podemos fazer uma oposição sadia, afinal de contas, em Maçonaria não há vencedores, todos somos campeões, e isso não depende do apurado nas urnas. O resultado final de uma eleição maçônica nunca é ganhar ou perder; é sempre ganhar-ganhar.
Temos liberdade de escolha, então vamos escolher uma eleição sem mágoas, sem ressentimentos, sem rompimento de laços, sem destruição de Lojas. Que o G:.A:.D:.U:. ilumine a todos nós. Boa disputa!