sábado, 1 de setembro de 2012

Somos Fracos


Estar juntos é um Começo; Ficar juntos é um Progresso; & Trabalhar juntos é um sucesso!
Henry Ford

Meus Irmãos;
Sempre me agrada a oportunidade de escrever sobre a nossa Sublime Ordem Maçônica. Não é fácil, mas atrevi-me a faze-lo, movido pela coragem e pela certeza de que os irmãos que já conquistaram posições de destaque dentro da Arte Real, vão considerar que este obreiro teve desde que lhe foi dada a "Luz"; nunca mais parou de buscar a verdade e declara seus amor incontestado á  Maçonaria.
Não é muito difícil falar dos tempos passado, do que foi a maçonaria, da sua participação nos mais importantes fatos da historia. Isto está nos livros.
 Jurei  defender meus Irmãos. Jurei defender a Família a Pátria e a Humanidade mas, atualmente....... o que os Irmãos de todas as potências, obediência e ritos estão fazendo para que se atinja este objetivo? Nada!
Não quero ser o advogado do diabo, mas infelizmente estou percebendo que as lojas estão inchando em quantidade, porem murchando em qualidade.
As reuniões e os ensinamentos estão ficando cada vez mais curtos , em prol de um ágape mais longo, superabundante e festivo, fazendo o Irmão cada vez mais obeso e inculto. Não paga a Loja mas paga a Pizza!
Tem irmãos graduado (nem falo o grau) que confunde a linguagem maçônica  como “cultura” e fala até com  profanos, cousas proibidas, que na maioria das vezes saem tecendo os piores comentário a respeito da Ordem, por nada saber de nada.
A coisa esta perdendo o controle meus irmãos. É lamentável que esta deturpação das nossas finalidades e das nossas tradições esteja ocorrendo amiúde, por maçons despreparados que por desconhecimento de causa estão arrastando a maçonaria, outrora tão respeitada, admirada e temida, para a condição de mero clube de serviços, que nem para ajudar a família maçônica se presta, [com todo respeito]. Estamos ficando FRACOS!
Lamentavelmente, há muito tempo a maçonaria deixou de ser aquela ordem preocupada com os problemas cruciais da sociedade para se encerrar nos limites dos enfadonhos rituais internos e de incipiente e Ágapes  regados ao Álcool e gulas madrugadas a fora.
Não sabemos explicar com precisão as causas, mas é certo que a nossa ordem não anda atravessando uma boa fase e a nós somente resta falar dos grandes feitos maçônicos e de grandes maçons de um passado de glória, já esquecido pelo mundo profano. Sim, estamos estagnados no presente admirando os maçons do passado, exaltando seus feitos, e não temos a coragem de continuar as obras iniciadas por eles.
Um processo de materialização se desenvolve como uma praga dentro dos templos e lojas maçônicas. Todo valor iniciático e filosófico está desaparecendo em prol de um ritual deformado, modificado a torto e direito para ser adequado a conveniência e as ambições pessoais de pseudo-maçons , que se julgam senhores da Sublime Fraternidade.
A maçonaria deveria ser em principio uma escola de filosofia, para formar líderes, homens de bem engajados no ideal desta fraternidade. Por tradição deveria ter o caráter transcendental iniciático, o que definitivamente não tem, por mais que queiram admitir alguns profanos de avental.
Os Maçons sérios sabem a que estou me referindo. O mundo todo está em crise, vivemos dias conturbados caracterizados por desentendimentos, corrupção, injustiças e violências, e eu pergunto:
-O que nós , os Maçons, estamos fazendo para mudar este cenário ???????
-Temos em nossas reuniões discutido maneira de melhorar a vida do povo?
-Que providencias a maçonaria Brasileira como um todo esta tomando para minorar os problemas do pais??
- Por quê os ir.: não ajudam os ir.: ,cunhadas e sobrinhos(as) com empregos?
- Por quê a vaidade impera nas Lojas?
- Por quê não estamos ativos na política regional? Estadual? ou federal?
-E os nossos Irmãos Brasileiros detentores de altos cargos profanos, o que estão fazendo?
-E você meu ir:. está satisfeito só em ouvir, sem escutar o soar surdo do malhete, enquanto espera que um milagre ocorra para salvar a sociedade ?
-Enfim o que podemos fazer como maçons, para acordar este gigante adormecido em berço esplendido enquanto a "vaca vai pro brejo""?

Meus amados Irmãos a crise do mundo atual é uma crise de homens !!
E nós somos os homens que podemos mudar essa crise!
Mas não podemos ser FRACOS !