terça-feira, 15 de julho de 2014

Eventos de trabalho, como se comportar.


Como se comportar em eventos corporativos
Com frequência, somos convidados para eventos corporativos, coquetéis, conferências, entre outros. Nestas horas temos que saber como nos comportar para deixarmos a melhor imagem possível.
Algumas dicas:
Chegada - O horário de chegar a um evento, seja de que tipo for, é sempre um problema no Brasil. Não temos o hábito da pontualidade. Seja pontual, porém, se o evento é patrocinado pela sua empresa, chegue 10 minutos antes, afinal você é o anfitrião.
Roupas –Procure saber o traje do evento, na dúvida use roupas formais, mesmo que se trate de um show. Se for um coquetel ou jantar, use terno escuro e camisa branca.
Moderação -Coma e beba com moderação. Dizem as normas de etiqueta que é indelicado tirar o último canapé de uma bandeja, o que fazer se o garçom se aproxima com dois canapés e você está conversando com uma pessoa? Quem vai ficar com último (o indelicado?) ou sem nenhum? Brinque a respeito "Tiramos juntos?" ou "Eu fico com um e você com o outro?".
Saída - No Brasil não se costuma colocar o horário de término para um evento, então temos que usar nosso bom senso, de acordo com a ocasião, a formalidade ou animação da festa. Não há necessidade de ser o primeiro a sair, mas não seja o último (a não ser que você seja o irmão do anfitrião ou o próprio anfitrião). Porém, se por alguma razão você estiver entre os primeiros a ir embora, seja discreto, apenas saia, sem grandes abraços.
Ausência - Caso não possa comparecer ao evento para o qual foi convidado, telefone avisando com a maior antecedência possível, principalmente se for uma refeição.
Dia seguinte - Nada de falar mal de alguém, nem do chefe ou da empresa. Divirta-se, porém tenha em mente que ali, naquele momento, é uma continuação do escritório. Preserve seu emprego e suas boas relações. 
Lembre-se que, no dia seguinte, você terá que encarar colegas e chefes.

Cartões -Num almoço de negócios onde haja a necessidade de troca de cartões, deve-se fazê-lo no início, pois isto facilitará a identificação das pessoas. Numa reunião comercial pequena, a troca de cartões é feita ao final do evento, a não ser que o anfitrião faça-o no início. Num evento maior deve-se perceber a oportunidade de trocar os cartões, jamais usá-lo como sua apresentação, e sim como uma forma de manter um contato recém feito.
Entregue o cartão na mão da pessoa, de forma que quem o recebe, possa lê-lo imediatamente, sem ter que ficar virando o cartão. Se houver a necessidade de anotar algum dado, faça-o no verso, jamais na frente do cartão.