quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Setor de HVAC-R espera fechar 2014 com mais de US$16 bilhões em vendas de ar-condicionado



Nos últimos sete anos o setor de refrigeração, ar condicionado, aquecimento e ventilação vem crescendo consideravelmente. Em comparação com o ano de 2013, o aumento foi de 10%, e os fabricantes esperam fechar 2014 com um total de US$ 16,29 bilhões em vendas de ar condicionado.
O tipo de aparelho mais procurado é o split, que representa 74% das vendas, enquanto os equipamentos de janela ficam com apenas 14%. O preço ainda é o fator mais importante para os consumidores na hora da compra. A qualidade do produto vem em segundo lugar e o consumo de energia elétrica, que até poucos anos não era lembrado, também está nesse ranking, 13% dos entrevistados, verificam antes de tudo, quanto o aparelho gasta de energia.
“O dado de consumo de energia elétrica é muito importante porque mostra que o consumidor já está tendo uma preocupação ambiental e a tendência é que no ano que vem esse índice esteja ainda maior”, comentou o Gestor do Departamento de Economia e Estatística da ABRAVA, Denilson Forato.
Segundo a ABRAVA, os Shoppings, fabricantes de bebidas, varejo, materiais de construção e indústria farmacêutica foram os segmentos que mais se destacaram, seguidos do setor Têxtil, Construção Civil, Cadeia do leite e Cadeia da carne. Além disso, a quantidade de residências cresceu 2,5% no Brasil entre 2012 e 2013, e a estimativa é que 13% delas tenham ar-condicionado.
Outro fator exposto no evento foi a preocupação com a segurança e as normas técnicas de instalação. “As nossas próximas ações pretendem dar cada vez mais acesso e divulgação dos níveis de flamabilidade e pressões de trabalho de cada opção alternativa de refrigerante. Também vamos investir em treinamentos e divulgação de meios para coleta e reciclagem de gases refrigerantes”, afirmou Forato.
Dados do setor 
Distribuição no Brasil
Empresas de Venda de Ar Condicionado 5.614
Empresas de Manutenção de Ar Condicionado 4.940
Projetistas e Instaladores 1.878
Empresas de Aquecimento Solar 1.292
Fatores de Maior Influência para compra
Preço 33%
Qualidade 20%
Consumo de Energia 13%
Recurso Técnico 7%
Impacto Ambiental 4%
Durabilidade 2%
Venda por Tipos de Equipamentos
Split 74%
Ar Condicionado de Janela 14%
Ar Condicionado Central 11%
VRF 1%
Distribuição no mercado residencial
Sudeste 32%
Centro Oeste 21%
Nordeste 19%
Sul 17%
Norte 12%