segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Determine as KPIs do seu negócio e alcance seus objetivos

KPI_performance
Sabe-se que Business Intelligence é, a grosso modo, o processo de coleta, organização e análise de dados ou informações. E quando se fala de análise e interpretação de dados, é importante dar atenção mais que especial a um tipo de informação vital para o sucesso e efetividade do negócio, o KPI (Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho, em português). Uma boa ferramenta ou software de BI permite a criação de KPIs de maneira rápida, simples, de fácil interpretação, amigáveis e com baixo investimento. Resumindo o sentido desta sigla, KPI se refere aos números e indicadores vitais para a medição de determinadas ações e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização. Cada área de atividade possui seus indicadores de performance específicos, e hoje vamos analisar qual o papel do Business Intelligence e os KPIs de gestão a serviço do seu negócio.

KPI – A verdadeira chave do sucesso

Há um extenso leque de métricas que se pode acompanhar no andamento das atividades das empresas. A vastidão de dados e a eventual falta de objetividade em alguns deles são nocivos à análise eficiente com foco na tomada de decisões e planejamento estratégico.
Os KPIs são veículos de comunicação, que permitem aos Gestores comunicarem a seus liderados o quão eficiente é um processo e seu desempenho. Definir o que realmente importa, o que deve ser medido e acompanhado é o maior desafio das organizações
Pode parecer simplório, mas não é, pois priorizar algumas métricas em detrimento de outras é uma tarefa que demanda experiência, conhecimento e feeling de um negócio. Uma grande responsabilidade, em última análise.
Avaliar os Indicadores-Chave de Sucesso pode determinar mudança no rumo dos negócios, redimensionar investimentos e equipes, reavaliar estratégias.

Características de KPIs eficientes

A principal coisa a se observar em relação aos KPIs da sua atividade é que eles devem refletir ações que impulsionam sua companhia ao sucesso, a alcançar seus mais importantes objetivos.
Note que um KPI não é um objetivo a ser alcançado, e sim sinais de que a organização se dirige em direção a eles. Falando em termos um pouco mais técnicos, os KPIs são indicadores que refletem direcionadores de valor estratégico para a empresa.
Um bom KPI não deve ter interpretação confusa, de forma que sempre direcione a uma ação clara e bem definida. E também devem ser baseados em dados precisos, pois nada é mais nocivo do que um indicador de desempenho que não traduza aquilo que aparenta ser.
Se ao observar um KPI ele pareça irrelevante ou pouco importante, é preciso revê-lo – ou talvez até abandoná-lo. Um Indicador-Chave de Desempenho deve ser realmente importante. Senão, ele não é um Indicador-Chave, ou não indica Desempenho. Portanto, deve ser tratado de outra forma.
Um verdadeiro KPI também tem outra característica importante: seu valor deve ser percebido facilmente por todos os colaboradores da empresa. Pense: como buscar a melhoria de indicadores que não são valorizados por todos da mesma forma? É necessário que todos entendam o quão ele é vital para o sucesso do negócio como um todo. Senão, poderá ser negligenciado, prejudicando todo o diagnóstico que poderia ser alcançado com a análise de dados.

Os principais KPIs da Gestão de Negócios

Existem inúmeros tipos e formatos de KPIs dependendo da área de atividade, foco e filosofia da sua empresa. Cabe aos executivos determinarem quais serão acompanhados, mas listamos aqui alguns dos Indicadores-Chave de Sucesso mais comuns que se encontram em companhias de todos os ramos.

ROI

O ROI (Retorno de Investimento) é uma métrica que, está na moda. Sua popularidade provavelmente se deve à sua simplicidade e capacidade de retratar o sucesso.
A medida de ROI é a seguinte: quantos Reais de retorno foram obtidos por Real investido? Um ROI de valor 2, significa que, para cada R$ 1,00 investido, o retorno foi de R$ 2,00. Simples e eficiente. Pode ser aplicado em vários aspectos, como verba de Marketing Digital, no qual se consegue facilmente medir o retorno para cada mídia veiculada, por exemplo.

Volume de Vendas, Margem, Win Rate e Lead Time

Este é um KPI clássico. Geralmente, uma empresa vai bem quando vende bem, e vende muito. Mas há várias formas e maneiras de se calcular o Volume de Vendas: transações únicas e receita são as mais comuns, e também existem variações que atendem a cada segmento de forma específica.
Uma derivação deste clássico é “Estamos vendendo bem?” Medir a margem de lucro, a taxa de conversão (Win Rate) e o tempo de cada venda (lead time) pode ser tão ou mais importante do que o volume de vendas em sí.
Por exemplo, se uma Taxa de Conversão é de 50%, quer dizer que metade das tentativas de vendas obteve sucesso. Nos sites de e-commerce do Brasil, no entanto, a média da Taxa de Conversão é um pouco maior do que 2%, o que significa que, de cada 100 pessoas que entram em lojas virtuais, apenas 2 acabam comprando o que procuram.

Funcionários satisfeitos

Assim como é importante vender muito e bem, também é de grande valor ter a sua equipe feliz e satisfeita no seu  ambiente de trabalho. São eles que impulsionam sua empresa adiante, portanto descubra uma forma de calcular e medir a satisfação de seus colaboradores para garantir o sucesso da empresa.

Entregas dentro do prazo

Se o seu serviço ou produto é entregue com atraso, com certeza seu consumidor estará insatisfeito e não irá falar bem da sua empresa. Este indicador deve estar sempre 100% realizado.

Problemas de clientes resolvidos no primeiro contato

Falhas acontecem, infelizmente. Seja de fornecedores, de funcionários, e você também falha. Tudo isso gera clientes infelizes e, é claro, reclamações a serem atendidas.
Se você consegue atender às queixas dos seus consumidores logo no primeiro contato, sua companhia está no caminho certo. Assim, será possível converter um consumidor insatisfeito em um evangelista da sua marca, que ficará muito feliz e se sentirá importante ao notar que sua empresa se preocupa com ele e tomou atitudes para consertar o que havia de errado. Isso é mais valioso do que se imagina.