terça-feira, 17 de novembro de 2015

como enfrentar a crise econômica?



Atualmente estamos vivenciando uma época de crise na economia brasileira, a procura de emprego e poucas áreas contratando, a mão de obra está sendo afetada pelo baixo consumo de produto e a escassez da moeda, tendo que economizar, assim evitando gastos desnecessários. Os colaboradores estão se dedicando ao máximo nas organizações, e os que estão à procura estão se qualificando para ingressar no mercado de trabalho. 

Tudo isso causa um abalo da economia que oscila a cada dia, algumas empresas não estão conseguindo se manter, empregadores reduzindo o quadro funcional para diminuir os custos, enxugado os gastos, e algumas chegam até decretar falência, impostos altos, combustível em alta, o aumento das mercadorias, e a diminuição do consumo, tudo isso que afeta temporariamente a contratação e o crescimento das organizações. Até os cofres públicos tendem a sofre, pois não está tendo recursos suficientes para investir nos pais, sem falar dos desvios de verbas que o país sofreu neste período.

Com essas quedas que a população está sofrendo, aumenta o índice de inadimplência, taxas de juros altíssimos, de empréstimos, cartões de créditos e financiamentos, nos quais não conseguem cumprir o acordado. Faz-se necessário tentar se mantiver com que lhe é devido, muitas vezes comprometendo mais de 70% da sua renda.

Uma das vantagens dessa crise, é que as pessoas buscam se destacar, se qualificar, ter um diferencial para permanecer na vaga , ou ocupar uma vaga que surge e está altamente concorrida, os empregos ficam cada vez mais concorrido, as entrevistas parecem mais um concurso, quem ocupa a vaga é o mais preparado e qualificado para assumir o cargo em questão, em todo campo de atuação é imprescindível o conhecimento, o domínio dos assuntos, o controle emocional, para que consiga superar as adversidades do âmbito organizacional, ter discernimento que para todo problema tem que haver uma solução , é um dos motivos que as empresas tendem a buscar esses perfis profissionais, para obter uma resolução mais rápida e sempre elaborar um plano estratégico.

Vale ressaltar que nenhum desses obstáculos e crise que o pais está enfrentando, nos tire as possibilidades de buscar e acreditar na melhoria, que busquemos sempre uma resolução e que possamos tentar ajudar a economia se estabilizar, buscar sempre qualificações se dedicar ao máximo de acordo com o perfil que sua área de atuação exige. 

Assim enfrentaremos essa crise e a superamos.