quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Líder ou Gestor?


No dia a dia das empresas, observando o perfil de Gestores e Líderes, é bastante perceptível como diferem na forma de se relacionar com seus chefes, pares e subordinados e também na execução de metas e objetivos.
Com base nas diferenciações citadas abaixo, o perfil ideal para um profissional de sucesso seria equilibrar as características do perfil de gestor e do perfil de liderança. É bastante difícil reunir ambos, uma vez que são derivados de personalidade e formação diferentes, mas também não é impossível. É importante considerar que ambos são necessários para o sucesso das organizações.
PERFIL DE GESTÃO 

- Gosta de processos;
- Busca estabilidade;
- Estabelece controles;
- Tenta resolver problemas rapidamente antes de entender profundamente a essência da questão;
- Tem tendência ao conservadorismo;
- Garante que as rotinas de negócios da empresa sejam cumpridas. 

PERFIL DE LIDERANÇA

- Permite criatividade e imaginação nos rumos da Empresa;
- Busca inovação, oportunidades e recompensas onde os outros não enxergam;
- Usa o poder para influenciar ideias e atitudes de outras pessoas;
- Prefere adiar a solução para entender melhor tudo o que ela envolve;
- Inspira os subordinados, com visão e paixão;
- Adota atitudes pessoais e ativas em relação às metas.

Uma cultura de gestão põe ênfase na racionalidade e no controle. Seja concentrando suas energias para metas, recursos, estruturas organizacionais ou mesmo para pessoas, um gestor é um solucionador de problemas. O gestor pergunta: ”Quais os problemas a resolver e qual a melhor maneira de obter resultados de modo que as pessoas continuem contribuindo para a organização?“ Sob esta ótica, a liderança é simplesmente um esforço prático para tocar os negócios. Não é preciso genialidade ou heroísmo para ser um gestor, mas persistência, determinação, trabalho duro, inteligência e capacidade analítica e talvez o mais importante, tolerância e boa vontade.
Neste cenário, o líder é um indivíduo brilhante e solitário, que deve exercer o controle sobre si mesmo antes de controlar os outros. Ele vai muito além de administrar o trabalho que outras pessoas executam.
As empresas precisam tanto de gestores como de líderes para crescer e prosperar. Porém, coordenando programas de desenvolvimento de lideranças há mais de três décadas, constatei que ainda é mais atuante a personalidade do gestor, indivíduo que evita riscos, depende de padrões organizados de trabalho e luta para mantê-los. Um líder empresarial,  teria muito mais em comum com artistas, cientistas e outros tipos criativos, do que com gestores.
Se aceitarmos essas diferenças, a grande pergunta a ser respondida é: como desenvolver o espírito de liderança se o gestor está submerso em um ambiente conservador e não recebe atenção, reconhecimento ou feedback sobre sua performance? Sem a cultura do empreendedorismo, estabelecida quando um líder está no comando de uma organização, a companhia fica estagnada e perde rapidamente sua força competitiva.
Considerando as diferentes gerações que hoje frequentam as funções de gestão nas organizações, observei que os jovens da Geração Y têm, mais frequentemente, potencial para liderar. Ao mesmo tempo, carecem da capacidade de gestão, onde as práticas operacionais e mais racionais se façam necessárias.
Uma organização pode formar líderes?

Durante mais de duas décadas de experiência em  liderança, concluí que a resposta é sim. Estas características podem ser desenvolvidas desde a infância no próprio ambiente familiar, ou podem ser aprendidas através da experiência do dia a dia, com a orientação de um Coach, em treinamentos de lideranças, leituras e até assistindo filmes. O importante é a humildade para estar aberto para aprender.

"A administração será, cada vez mais, a disciplina e a prática pelas quais as lideranças vão readquirir seu reconhecimento, impacto e relevância. O líder sabe o "porquê" e o gestor sabe "como". Juntas, essas duas qualidades podem conquistar o mundo. Separadas, correm o risco de não chegar até a próxima esquina”.
Toda empresa precisa buscar maneiras de treinar bons gestores e, ao mesmo tempo, desenvolver seus líderes.