segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

História Wars - A saga dos monges guerreiros

História Wars - A saga dos monges guerreiros

Inalgurando uma série especial sobre o mundo de Star Wars, esse texto  falará da saga comparando com o mundo real, afinal, em algum lugar George Lucas teria que se espelhar para criar a revolucionária hexalogia do cinema. Nesse primeiro texto falarei sobre as origens da Ordem Jedi e a sua relação com as verdadeiras "Ordens Jedi" do nosso mundo.

"Por mil gerações os Cavaleiros Jedi foram guardiões da paz e da justiça na Galáxia..." - Obi-Wan Kenobi

A ordem Jedi se assemelha em muitos aspectos às ordens monásticas cristãs e budistas, mas difere no principal quesito: a Ordem Jedi é uma ordem de Monges Guerreiros que buscam a paz na Galáxia, mas quando necessário, usam a força (no sentido bruto mesmo) para alcançá-la. Isso não quer dizer que no nosso mundo isso não tenha acontecido, pois as ordens monásticas dos Cavaleiros do Templo e dos Monges Budistas Shaolin são ordens religiosas mais parecidas com a Ordem Jedi, tanto em sua história como em sua estrutura.

A Ordem dos Cavaleiros do Templo ou simplesmente Templários, foi uma Ordem religiosa fundada em 1119 por Hugues de Payns e Geoffroy de Saint-Omer. Em Star Wars, a Ordem Jedi surgiu oficialmente em Tycho com a reunião de vários seres interessados em estudar a Força que mais tarde incluiram o estudo militar como aprimoração do estudo da Força. Assim como em Star Wars, a Ordem do Templo foi concretizada em meio a conflitos. Sua sede foi erguida na Colina Sagrada do Templo em Jerusalém. O local aonde se erguia o Templo de Salomão, e aonde é hoje a Mesquita do Domo da Rocha (Qu-bbat Al Sakhra). Segundo os historiadores, o Templo/ Fortaleza dos Cavaleiros Templários era maior que o antigo Templo de Jerusalém, sendo uma das maiores construções da época. Em Star War, o Templo Jedi se erguia sobre uma colina considerada sagrada em Coruscant. Sob essa colina se ergueu uma das maiores construções de Coruscant, o Templo Jedi.

Assim como em Star Wars, o QG dos Templários era ao mesmo tempo um santuário, um mosteiro aonde os Cavaleiros oravam e estudavam os textos sagrados e um lugar de treinamento militar. Em Star Wars, Coruscant é o planeta mais importante da Galáxia, sendo a sede do poder político e econômico da Galáxia. Na Idade Média, Jerusalém era o centro cultural do mundo pelo fato de ser uma cidade que ligava o oriente ao ocidente. Fora sua influência para as três religiões monoteístas. Mas a Ordem cresceu e adquiriu popularidade entre a sociedade. Tanto em Star Wars quanto no nosso mundo, os princípios das Ordens eram buscar a comunhão com a Força(Deus no caso dos Templários), e ajudar os necessitados, aonde todos os membros seguiam um código ético a fim de agirem de acordo com a vontade da Força(Deus ou GADU). Ambas as Ordens tinham uma hierarquia, desde os recém iniciados até o Comandante Chefe, no caso dos templários Jacques de Molay e Geoffroy de Charnay foram os líderes mais importantes (uma espécie de Yoda e Luke, respectivamente). Cada vez mais a Ordem enriquecia devido às contribuições da sociedade cristã e pelos seus serviços prestados ao cristianismo.

Nessa época a política estava diretamente ligada à religião, embora não se tratasse de uma Teocracia. A França, governada por Felipe, o Belo, era nessa época o país mais influente na Europa, como consequência, no mundo cristão. Felipe era ambicioso e invejava a riqueza conquistada pelos Templários, que por sinal, se tornaram mais ricos que a França. Como a inveja leva ao lado negro, podemos dizer que Felipe tornou-se um Sith, uma vez que denunciou a Ordem ao Papa Clemente V, sob às acusações que os Templários estavam adorando Baphomet, uma espécie de representação do demônio para a época. Outra coisa que fazia as pessoas acreditarem nisso era o caráter de Sociedade Secreta que a Ordem apresentava. Sob essas acusações a Ordem foi perseguida, seu QG destruído e seus membros mortos. Os que conseguiram sobreviver, foram para o exílio para não serem presos pela Igreja e condenados à fogueira(nesse tempo não existiam Clones com Blasters nem um Anakin furioso).

Em Star Wars já sabemos o que ocorreu: com a desculpa que os Jedi queriam tomar o poder do Senado, Palpatine cassou a Ordem (a Igreja era a principal instituição da época, e o medo de perder esse poder, fazia com que ela massacrasse qualquer movimento aparetemente opositor à ela, nesse caso uma aparente "Ordem Satânica", algo que ela mais temia pela ameaça do "Anticristo"...). Assim chegava ao fim a primeira Ordem Jedi, assim como a do Templo, uma vez que mais tarde tanto a Ordem Jedi quanto a Ordem do Templo foram recriadas perdendo seus aspectos originais. Elas tornaram-se opostas: Enquanto que a antiga Ordem Jedi era uma espécie de Sociedade Secreta, com a fundação da nova Ordem tornou-se mais pública. Já a Ordem do Templo que não tinha nada haver com uma Sociedade Secreta, renasceu como uma Ordem Maçônica denominada Cavaleiros da Cruz fundada por Bernard Raymond na França. As fundações não eram mais as mesmas, e a Ordem não tinha mais o poder de antigamente. Assim como a Ordem Jedi, a Ordem atual dos Templários passou por crises e agora (no caso de Star Wars, após a Nova Era), a Ordem se limita a uma pequena Ordem Maçônica.

Do outro lado do mundo, mais precisamente na China, a Ordem dos Monges Shaolin, é a Ordem monástica que mais se assemelha à Ordem Jedi. Desde suas práticas até a concepção do que seria a Força, o KI. A Ordem dos Monges Shaolin é conhecida no Ocidente pela sua arte macial, o Kung Fu Shaolin, uma espécie de arte macial Jedi aonde seus praticantes unem os ensinamentos budistas às artes marciais buscando o equilíbrio perfeito entre o corpo e a mente. Shaolin quer dizer "Floresta Jovem" em mandarim. A Ordem assim como a dos Jedi, foi fundada com o propósito de manter a paz na região da China aonde os monges habitavam. Unindo o treinamento militar com a regra budista, os monges tornaram-se praticamente um exército religioso pronto a defender o Imperador caso precisasse.

A arte macial Shaolin era a mais perfeita combinação do uso dos ensinamentos de Buddha com as técnicas mais precisas de luta corporal e com armas brancas. Desde crianças os monges eram treinados com afinco, e ao atingirem a idade adulta eram capazes de praticamente voar entre seus adversários derrubando-os com um só golpe. Essa tradição existe até hoje aonde os monges Shaolin são a mais perfeita tradução das tradições e crenças orientais à respeito do equilíbrio espírito-corpo.

A semelhança com os Jedi não param por aí. A mais próxima definição do que seria a Força vem dos Shaolin. Segundo eles, o KI, energia presente em todos os seres vivos(chamada de Aura no Ocidente), é uma energia oculta dentro do ser humano que faz com que ele possa ultrapassar seus limites. Segundo a tradição Shaolin, toda vez que um monge usa seu corpo na luta, ele une seu corpo ao KI (o Cosmo de Cavaleiros do Zodíaco, e o mesmo KI de Dragon Ball Z), lhe dando energia para deferir golpes tão potentes à ponto de detonar grandes toras de madeira ou paredes de tijolos. Uma espécie de "unir-se à Força". A semelhança é tanta que quando os monges estão em luta, principalmente usando espadas, a imagem que temos é que eles estão usando literalmente a Força, pois volta e meia dão longos saltos, mortais no ar, e lutam com uma agilidade e precisão indescritíveis. Se os Jedi existem, os monges Shaolin são a mais perfeita definição para eles.

Seja no mundo ficcional, ou no mundo real, as Ordens religiosas ultrapassam o místico e tomam forma diante dos nossos olhos, mostrando-nos que o homem é mais que matéria, é espírito, é a mente, e quando consegue unir os dois no mais perfeito equilíbrio, somos capazes de fazermos coisas incríveis, seja por meio do nosso corpo, fala, ou mente. Nem que pra isso precisemos de uma "Força".

Que a Força esteja conosco.
TFA a todos!