sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ética nas empresas




A ética vem se tornando ao longo das décadas, um assunto cada vez mais presente no cenário corporativo. Seu conceito amplo e analisado sob várias vertentes, está desencadeando discursões sobre conduta ética nas empresas. Com efeito, devido a crescente valorização do grau de reputação das empresas no mercado, a ética se revela um fator que tem sido critério para compra de produtos e serviços no mundo dos negócios.
Mas como inserir consciência ética nas empresas num país como o Brasil? Um país com histórico de desigualdade social, onde uma maioria não tem acesso a educação de qualidade. Um país marcado pela discriminação social e cultural.
No dicionário, a definição de ética é " ciência da moral". E a primeira definição de moral é " referente a bons costumes". Assim podemos afirmar que ética está relacionada a formação de valores de caráter pessoal de cada indivíduo. O que reforça ainda mais a problemática referente a inserção de conduta ética e autônoma dentro das empresas. Essa questão se torna ainda mais sensível, tratando-se do Brasil, tendo em vista que cada ser humano tem seus próprios valores que podem ter sido formados com base em aspectos bons ou ruins, e que devemos considerar a educação em sua amplitude como fator crucial nessa formação de caráter.
Portanto, inserir conduta ética nas empresas brasileiras nessa contextualização pluralizada, não é tarefa fácil mas também não é impossível. Requer um grau de planejamento e esforço maior dos líderes, que devem aplicar ações que estimulem a integração dos funcionários, como:
  • organizar pequenas palestras com recursos audiovisuais de contexto simples, para atingir todos os níveis sociais e culturais inseridos na empresa; 
  • colocar informações importantes em lugares estratégicos do ambiente de trabalho, de forma que todos tenham acesso as informações; 
  • disponibilizar caixas de sugestões e proporcionar cursos de especialização para quem se destacar na sua função.
Do que foi apresentado, pode-se concluir que uma empresa que possui conduta ética verdadeiramente é aquela que reconhece e valoriza seus funcionários oferecendo ferramentas para que os mesmos, independente de sua condição social e cultural possam ter um pensamento ético e autônomo, desenvolvendo suas habilidades profissionais e virtudes, num ambiente saudável e moralmente compensador.