segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O quê é B.I.???



A evolução do mundo dos negócios resume-se a uma palavra: velocidade. Mas não é qualquer uma, e sim a "rapidez da Internet". Para acompanhar este ritmo e assegurar o sucesso, as empresas precisam dinamizar a sua Gestão Empresarial, ou seja, planejar, decidir, operar e aprender cada vez mais rápido.
 
A solução para enfrentar esta nova situação chama-se Business Intelligence - BI, que, em português, significa Inteligência Empresarial.
 
BI é o nome que se dá a aplicativos de Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC, usados para acessar grandes volumes de dados; a análise dos dados armazenados gera  informações categorizadas sobre a empresa, seus concorrentes, clientes e fornecedores, bem como sobre aspectos conjunturais que podem influenciar os negócios.
  
A utilização situacional da BI transforma estas informações em conhecimento compartilhado, capaz de criar um diferencial decisivo de competitividade: ela apóia a tomada de decisões através de  input preciso, atualizado e relevante, conduzindo a uma avaliação inteligente da Gestão Empresarial, do posicionamento estratégico e da satisfação do cliente.
 
Organizações competitivas acumulam e aplicam a inteligência como recurso central para sustentar o crescimento rentável.
 
Tecnologia de BI
 
Pessoas envolvidas em processos de BI podem usar softwares para traduzir sua estratégia em ação e resultado, rumo à excelência da Gestão Empresarial.
 
Uma referência anterior a esta "inteligência vencedora", mas não relacionada aos negócios, encontra-se no livro de Sun Tzu “A Arte da Guerra”. O autor prega que, para suceder na guerra, uma pessoa deve deter todo o conhecimento de suas fraquezas e virtudes assim como todo o conhecimento das fraquezas e virtudes do inimigo. Segundo o autor, a falta desse conhecimento pode resultar na derrota. 
 
Na era do "Marketing de Guerra", o apelo de Sun Tzu, formulado há mais de 2500 anos, se aplica diretamente às disputas atuais nos negócios, nas quais empresas  "guerreiras" são bem-sucedidas porque aprendem com seus casos de fracasso e de sucesso; além disso, ficam de olho nos seus pontos fortes e fracos e se preparam  para neutralizar as ameaças e explorar as oportunidades.
 
A "guerra" não permite gastarmos muito tempo coletando informação, montando planilhas e distribuindo relatórios. A velocidade da evolução dos negócios exige análises assertivas, em tempo real, para otimizar a tomada de decisão; a BI fornece "bate pronto" os indicadores- chave de desempenho, tornando a Gestão Empresarial pró-ativa do seu negócio uma realidade.
  
Sendo assim, a ferramenta de BI é hoje a "menina dos olhos" dos executivos de grandes e médias empresas e, por tabela, de "grandes pequenas empresas". 
 
No entanto, as empresas somente usufruirão das vantagens da BI se criarem o hábito de alinhar os indicadores precisos da BI ao processo decisório do seu planejamento estratégico.
 
Com softwares customizados e apenas com um clique no mouse pode-se, por exemplo, ver graficamente, na tela do computador, a concentração do uso de uma marca de produto até no nível de uma rua de uma cidade!
 
A  BI, quando implantada com os sistemas informatizados corretos, é uma "mina de ouro" para as empresas. Tais sistemas constituem um "canhão" poderoso para a execução bem- sucedida de uma estratégia vencedora, que deve responder a duas perguntas: "Em qual guerra vamos entrar?" e "Como vamos ganhar essa guerra?".
  
Torna-se fácil entender agora o porquê de palavras como "mercado-alvo", "combate" e "desempenho superior ao concorrente".
 
Aquelas organizações que não medem esforços para conquistar e manter um cliente, com certeza não se perderão no meio do caminho. Bom para todos nós, clientes e consumidores; melhor ainda para nós, parte integrante de empresas. Afinal, temos muito que fazer e, mais ainda, a resolver no âmbito de uma Gestão Empresarial moderna e profissionalizada.....