quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Gestão de Mídias Sociais: Páginas das Prefeituras de São Paulo e Curitiba dão show.




Muito se ouve falar em gestão de mídias sociais, mas afinal: o que é isso?

“(...)As mídias sociais englobam Blogs, redes sociais, sites de conteúdo colaborativo e outros modelos de site que envolvem comunicação, relacionamento e entretenimento (...). – Claúdio Torres em A Bíblia do Marketing Digital.

Considerando que a maior parte os brasileiros interage com essas mídias diariamente de alguma forma, é importante pensar em como a sua organização vai se posicionar e até mesmo o que essas pessoas podem estar falando sobre o seu negócio.

Hoje, traremos exemplos de perfis do Facebook que ganharam notoriedade e conquistaram seu público alvo com criatividade e inovação. Os perfis são de órgãos públicos, por isso o conteúdo de suas páginas tem o caráter informativo. De qualquer maneira, o mais interessante é a forma como que esses órgãos se comunicam com seu público.



PREFEITURA DE SÃO PAULO – page aqui.

Em abril de 2015 a Prefeitura de São Paulo foi notícia devido a respostas no mínimo inusitadas que usuários receberam através de sua página no Facebook. Eram respostas bem humoradas a críticas ou comentários preconceituosos. Dentre os aspectos que se destacam na gestão de sua página reforçamos as dicas:
  • Forneça respostas aos usuários mesmo (ou principalmente) quando eles reclamarem da sua empresa
Gerir uma página no Facebook implica em uma série de cuidados. Um deles – talvez o principal – é com o que os usuários dirão a respeito do seu negócio e como você vai lidar com isso. No caso da Prefeitura de São Paulo, é possível sentir certa ironia em algumas respostas e é aqui que devemos apelar para o bom senso. No caso deles, a repercussão geral foi positiva, mas como é que deve ser abordada uma reclamação na página da minha empresa? Cuidados devem ser tomados para não deixar que, ao invés de causar uma boa impressão, sua empresa acabe se tornando arrogante ou dissimulada aos olhos de seus clientes.

Aqui, a Prefeitura de maneira formal e polida prontamente se disponibiliza a encaminhar a reclamação do usuário ao órgão competente. É um caso sério de reclamação que envolve a saúde dos familiares do usuário. Aqui não cabem piadas ou ironias. Veja a reação positiva do outro usuário que acompanhava a publicação:

Nessa outra, com uma dose de bom humor, a Prefeitura questiona o posicionamento precipitado de um usuário sobre a mudança nos limites de velocidade na Marginal:

  • Adeque sua linguagem
A Prefeitura de São Paulo em sua página do Facebook, adequa a sua linguagem a linguagem comum aos usuários da Rede Social. É muito importante que, ao pensar em comunicação, entendamos que o importante é, de fato, comunicar. Com quem estamos falando? Como esse púbico se comunica? Qual o tipo de imagem que desejo passar a esse público? No caso da Prefeitura, a ideia de modernidade, jovialidade e descontração são claras. O resultado é uma aproximação maior com usuários que possuem as mesmas características, o aumento da popularidade e até certo grau de intimidade e apreço entre o usuário e a organização.

O que dizer dessa interação entre as duas prefeituras (São Paulo e Cubatão) no dia em que a página oficial da Prefeitura de São Paulo completava um ano?

PREFEITURA DE CURITIBA – page aqui.

Outra rede social que vêm chamando a atenção é a da Prefeitura de Curitiba. Além dos aspectos acima citados em que se assemelha muito à Prefeitura de São Paulo, a Prefeitura de Curitiba sempre dá um “boa noite” especial aos usuários com um bom rock and roll ou até mesmo uma música que tenha a ver com alguma atualidade. Esse post, foi colocado no dia em que todos falávamos do fenômeno da Lua Azul:

Neste outro, ela usa o bom humor para informar os usuários sobre uma ação de inclusão que fornece a pessoas com algum tipo de deficiência a oportunidade de andarem de bicicleta pela primeira vez:

São muitos detalhes a se considerar e é por isso que algumas organizações contratam agências ou profissionais especializados para gerenciar suas páginas. Mesmo assim, esperamos que os exemplos citados possam te inspirar a usar a criatividade na hora de gerenciar sua imagem nas redes sociais.

E aí, qual é a sua opinião sobre esse assunto? Tem alguma experiência parecida, conhece outro exemplo? Divida conosco, comente ;)