quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Marketing Digital para PME´s em 5 passos


Marketing é estratégia. Como um bom estrategista, você deve dar um passo pensando no seguinte. O Marketing Digital, ao contrário do que muitos pensam, veio para facilitar a vida dos empresários e empreendedores, mas é preciso pensar em uma sequência de ações para que o internauta, seu cliente, não fique frustrado ao encontrar a sua empresa na rede.

 1. Crie uma identidade Visual

Parece óbvio, mas esse é o primeiro passo para se trabalhar com Internet. A identidade visual da empresa nada mais é que o conjunto de elementos visuais que vai representar a sua marca, ou melhor, a sua ideia. Fazem parte deste conjunto: logotipo, assinaturas de e-mail, conjunto de cores, tipografia (forma da escrita, tipo de letra) entre outros. Se a sua empresa já possui uma identidade visual, ótimo! Você vai usá-la como guia para desenvolver outras ferramentas na Web. Lembre-se: sempre é possível reinventar ou atualizar seu logotipo de acordo com a evolução do seu negócio. Ele representa os objetivos, valores e personalidade da organização.

2. Prepare-se fisicamente

“Mas não estamos falando de Internet?”. Sim, mas estamos falando de vender um produto ou serviço físico pela internet e isso deve ser levado em conta antes de qualquer outra coisa. Mesmo que seu produto não seja palpável com certeza ele envolve um esforço e uma realização física, não é mesmo? É nessa estrutura e na maneira como ele será realizado que você tem que pensar antes de anunciar na Internet. Algumas perguntas que você deve se fazer são: “Como vou entregar o meu produto?”. “Qual será a minha área de atuação?”. “Como vou garantir que o cliente consiga fazer contato comigo?”. São elementos básicos, e por isso mesmo, muitas vezes esquecidos.

3. Crie um site

Sabe aquele cartão de visita que você entrega para um possível cliente? O site institucional é uma espécie de cartão de visita virtual. Uma das vantagens de se trabalhar com Internet, é que, naturalmente, você consegue expandir o alcance da divulgação e consequentemente o tamanho do público que alcança. Se você possui uma loja física para receber seus clientes, é certo que eles gostarão de ver como a sua empresa é antes de te visitar. Se você é prestador de serviços, o site é mais necessário ainda. Um site organizado e funcional resulta no aumento das suas oportunidades de negócio. O preço não é mais desculpa! Hoje, existem muitas plataformas gratuitas para a criação e hospedagem de sites como a Wix ou a Webnode, por exemplo. Mesmo com todas essas ferramentas ao seu alcance, vale a pena consultar um profissional para a elaboração do seu site para que você possa utilizar todas as ferramentas adequadas para a promoção da sua empresa. Nós da Prumo, por exemplo, trabalhamos com a construção de sites na Plataforma Wix que garante um resultado profissional com custo acessível.​

4. Divulgue

Criar um site não é suficiente para começar a ter resultados. Você precisar dizer ao mundo que ele existe. Uma boa maneira de divulgar um site e sua empresa é o uso de redes sociais. Crie uma página no Facebook, Twitter ou Instagram, crie um canal no You Tube e integre todas as redes sociais ao seu site. O número de usuários nessas redes aumenta a cada dia e, com ele, a chance de sua empresa ser vista. Outra ferramenta importante de divulgação é o anúncio em ferramentas de busca como o Google. Existem anúncios patrocinados e a divulgação que surge a partir da busca orgânica. Essa segunda, não é paga, mas exige um trabalho massivo em SEO, palavras chave e produção de conteúdo. Calma! Faremos uma matéria só sobre esse assunto! Parece complicado, mas é bem simples.

5. Atenda bem e monitore

Lembra-se do passo número 2? “Preparar-se fisicamente”. Se você o seguiu à risca não vai ter dificuldades de fazer esse último e tão importante passo dar certo. Um belo site pode atrair clientes, mas é o seu atendimento que vai garantir que ele seja fidelizado. Seja por telefone, e-mail, ou totalmente através de uma plataforma – como uma loja virtual, por exemplo – é seu dever garantir que o internauta tenha uma experiência satisfatória até o último momento de sua compra. Invista na criação de uma Pesquisa de Satisfação e monitore como o seu serviço está sendo recebido pelos clientes. Isso vai fazer com que você saiba se é preciso ou não mudar a forma de agir e garantir que seu cliente volte a fazer negócio.

Pronto? Então mãos à obra: a Internet te espera!

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