segunda-feira, 2 de setembro de 2013

E-mail eficaz!



Provavelmente a dica mais útil para o profissionais de hoje é dizer que o Marketing mudou. A explosão de diferentes formas de comunicação, como TV a cabo e Internet fez o consumidor se transformar de um ser que passivamente recebia os apelos comerciais das empresas em um agente ativo que deseja controlar a informação que quer receber. Felizmente a tecnologia fornece uma maneira de penetrar nesse filtro, contanto que se respeite uma regra: a empresa, ao invés de tentar adivinhar o que o consumidor quer, deve passar a deixar que ele defina a comunicação a ser enviada. Esse é o conceito básico do permission marketing, e o e-mail é a inovação que  permite que ele funcione.

Entretanto, em um mundo onde o spamming, ou envio de mensagens não-solicitadas impera, é muito importante que a empresa saiba usar o e-mail de uma forma que não se torne uma intrusão a mais.

Algumas dicas para que seu e-mail seja bem-recebido:

-         Sempre inclua no e-mail uma maneira fácil para o consumidor sair de sua lista de envio;
-         Por outro lado, não esqueça de dar ao consumidor uma alternativa de se aprofundar no relacionamento através de um link para sua página na Internet ou permitindo que ele assine outras listas de interesse;
-         Procure ser simples e direto: nunca passe de uma página, trabalhe com tópicos e não exagere no número de imagens e links no texto;
-         Seja profissional: abreviações e emoticons (aquelas carinhas no texto) são simpáticas entre amigos, nunca em e-mails comerciais. Entretanto, o tom do e-mail deve ser mais informal que o de uma carta;
-         Nunca use palavras como urgenteimportante ou imperdível. Ao invés de chamar a atenção, é mais provável que seu e-mail seja considerado spam e deletado por filtros automatizados;
-         Nunca envie documentos anexados, a não ser que previamente combinado. Muitas pessoas deletam e-mails com anexos por medo justificado de vírus;
-         Cuidado com o uso exagerado de HTML. O e-mail fica bonito, mas nem todos os assinantes conseguem ler.
-         Finalmente: explique o objetivo do e-mail e a vantagem para o consumidor. Parece óbvio, mas nem todo mundo segue a regra.

A diferença entre o e-mail como ferramenta de relacionamento e o spam é sutil, mas se apoia em um ponto importante: quem controla a comunicação. Cuidado com gurus do CRM que garantem que você pode segmentar seu público e adivinhar exatamente o que ele quer. É melhor deixar o consumidor lhe dizer...desta forma seus e-mails serão sempre bem recebidos e gerarão mais negócios para sua empresa. 

Entendeu?