terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ser ou não ser, Chefe eis a questão!

Ser promovido a um cargo de chefia  é um caminho misterioso para muitos profissionais. Não entendem o que têm de fazer para que isso ocorra. Assim, adotam uma rotina disciplinada, fazem tudo que lhes mandam, são pontuais e procuram relacionar-se bem com todos seus colegas. Mas, mesmo assim, a promoção não vem.
Para ser franco é mais fácil falar sobre os motivos pelos quais alguém é promovido à chefia do que escrever sobre aqueles que impedem o profissional de chegar lá. Antes de escrever esse artigo fiz uma lista com dezenas de razões para um indivíduo não ser promovido. E tenho certeza que outras poderiam ser mencionadas. 
Só Diplomas e Certificados não leva ninguém a lugar nenhum, as organizações querem resultados. Ser Bel.,Msc,MBA, Dr, Phd no mundos dos negócios é até bonito; Mas se não resolver problemas e dar lucro, nada vale!!!
Conheci Semi-analfabetos  " Milionários" !!!!!

Existem 3 delas que considero armadilhas muito comuns, para você nunca ser chefe.

1) Fazer somente aquilo que lhe mandam ou pelo que é pago para fazer
A maioria dos indivíduos é treinado para ser empregado, pensa como empregado, age como empregado, e assim vais,  ou seja só faz  o que lhe mandam. Alguém assim dificilmente será promovido a chefe. Se você fizer apenas o que lhe ordenam, você limitará muito sua carreira. Pois, sua atitude será vista como algo positivo para a posição atual, mas um limitador para sua promoção. Esqueça a ROTINA . Faça além, mostre que você não está interessado em ser mais um funcionário, mas alguém empenhado para que a companhia seja bem-sucedida.
2) Não tolerar frustrações ou problemas
Alguém que não tem capacidade de lidar com adversidades não pode ser chefe. Afinal, não há nada que gere mais frustração do que ter de obter resultados por meio de pessoas. É exasperante ouvir reclamações e explicações de subordinados e, ao mesmo tempo, fazê-los realizar a tarefa com a qualidade esperada e dentro do prazo. Ser chefe é a arte de engolir sapos!
Além disso, existe a pressão dos níveis de cima. E, acredite, ser repreendido por um diretor é como ouvir uma canção de ninar depois que você sabe como um diretor é repreendido por um acionista. O próprio fato da pessoa demonstrar frustração excessiva por não ter sido promovida já é um forte indicativo de que não consegue lidar bem com suas emoções. Também informa que a pessoa não consegue perceber o contexto da empresa que, por vezes, é complexo demais e resulta em lentas promoções. Você sabe esperar?
3) Não ter a imagem, o diálogo e a postura de um chefe.
Se você quer ser chefe, a tradução disso é: na sua presença os diretores vivem a experiência de que estão próximos a um chefe. Para que isso ocorra você tem de ter a imagem, a fala e a postura de um gestor. Não adianta parecer um gerente apenas para seus colegas de trabalho ou para seu chefe, pois não são eles que promovem você a esse posto; são os diretores que o fazem! Claro que há influenciadores e você deve conquistá-los também, mas, ao final, a palavra é dos diretores.
Para criar essa experiência, você deve estar atento à cultura da empresa. Em uma organização formal, vista-se de forma clássica. Mas, por exemplo, se sua companhia comercializa material para a prática de esportes radicais, não apareça de terno e gravata para trabalhar. Pense!
Seu diálogo deve ser pautado pelo resultado. Isso é, tudo que você faz tem de apresentar aumento de receita, redução de custo ou melhoria tangível de algum processo, produto ou serviço. Pois são essas as únicas ações para se aumentar os resultados. Se você não consegue traduzir seu trabalho em uma dessas situações, você não tem o diálogo de um chefe. Lembre-se ser gestor não significa ser o técnico dos técnicos, saber mais sobre uma especialidade não o torna candidato a gerente. Você precisa saber mais sobre o negócio da empresa e como contribuir com ele de forma decisiva ao gerir pessoas e operações.
Uma postura de chefe é pró-ativa, mas respeita os relacionamentos e os níveis hierárquicos. É política e cumpre os propósitos da empresa, do departamento e das tarefas, sem causar danos a outras divisões. Isto é, pensa no todo e não apenas no setor em que trabalha.
Existem muitos outros fatores que impedem alguém de ser chefe mas, se você fizer a diferença, será notado, se ficar na mesmice...já sabe!!!