quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Apagão de Mão de Obra no Brasil

Carreira: promoção (Foto: Shutterstock)

O tema em questão é, sem dúvida alguma, um dos mais frequentes nas 
reuniões empresarias que participo. Os números divulgados sobre as vagas 
remanescentes de trabalho, no Brasil, são assustadores para uma 
população com necessidades tão básicas. Mesmo com a crise global, menos
 de 45% das vagas disponíveis no mercado são preenchidas; 86% dos 
executivos das grandes e medias empresas com operações no Brasil estão
 preocupados com o impacto da falta de mão de obra na expansão das operações locais.

A escassez de mão de obra qualificada é um “fato instalado” no 

nosso país, em consequência da falta de estrutura na educação brasileira
 nas últimas cinco décadas, no mínimo. Para agravar, a solução demanda 
tempo e exigirá políticas estruturais de nosso governo.

Como efeito colateral, hoje existe uma “verdadeira guerra” entre as empresas

 pela mão de obra qualificada. A disputa por profissionais acarreta índices 
altíssimos de turnover de profissionais nas empresas e uma inflação 
na remuneração desses, observada especialmente nos dois últimos anos.

Longe de ser contrário a políticas de remuneração agressivas que

 propiciem melhor qualidade de vida às pessoas, mas a constatação é uma
 “inflação interna na remuneração do pessoal” muito maior que o crescimento
 das empresas, o que, no longo prazo, pode inclusive inviabilizar negócios,
 sobretudo em segmentos em que a mão de obra representa muito no custo
 total como, por exemplo, o setor de serviços.

Diante desse cenário como as empresas estão se comportando?

Evidente que existem inúmeras estratégias de retenção de pessoal, mas o que 

temos visto e praticado com os nossos clientes de mais eficaz é a 
instauração do conhecimento no próprio negócio, ou seja, o know-how das
pessoas sendo cada vez mais formatado e estruturado com o objetivo 
de reter o conhecimento das mesmas dentro da organização.

Através de uma plataforma tecnológica de gestão de conhecimento estamos
 realizando trabalhos de capacitação e desenvolvimento de mão de obra em nossos 
clientes. Em suma, utilizamos nosso DNA de gestão de negócios para promover 
um link direto do conhecimento aplicado com os principais indicadores do negócio.

Em um exemplo interessante, estamos realizando esse trabalho em um grande 

player no segmento de hotelaria, um dos indicadores críticos é o tempo de room 
service. Através de vídeos autoexplicativos capacitamos os colaboradores 
desde o atendimento telefônico, passando pela preparação dos pratos, a arrumação 
das bandejas, até a entrega ao cliente final.

Tal conceito extrapola o ensino a distancia uma vez que, além da capacitação, 

temos condições de testar o conhecimento aplicado. Adicionalmente, fazemos a
 ligação do conhecimento com o resultado esperado, representado pelo tempo
 médio almejado de room service no exemplo acima. 

Através do portal do conhecimento, estamos suportando o crescimento expressivo

 do negócio, capacitando rapidamente a mão de obra para inauguração de
 vários hotéis, além, é claro, de padronizar todo o processo de atendimento ao
 cliente.

Outro ponto importante desse trabalho é a utilização dessa mesma plataforma 

desde o momento da contratação, utilizando-se de testes de conhecimento para 
selecionar o pessoal. Após a contratação, todo o desenvolvimento do
 colaborador é formalizado na plataforma, o que propicia o desenvolvimento 
de todo o seu history line.

Esse tipo de trabalho viabiliza ainda algo inovador sobre política de premiações 

e/ou promoções a colaboradores, que é a combinação de resultados com 
conhecimento aplicado.

Penso que, além da capacitação das pessoas rapidamente em conhecimentos 

diversos, esse conceito é uma alternativa rápida e viável que pode ser utilizada 
pelo setor privado para tentar driblar a escassez de mão de obra qualificada que
 prejudica diversos setores da economia.

Confira abaixo as dez profissões que estarão em alta este ano e o porquê de elas
 terem  uma demanda aquecida.
ProfissãoMotivos para a alta demanda
1Marketing Digital
Não há mais dúvidas que o digital é uma realidade dentro do mercado e que as empresas estão cada vez mais vendo a importância de possuir um foco nisto.

Devido à conectividade e a maior presença dos consumidores no ambiente online, é possível hoje mapear e focar a comunicação no seu público-alvo. Com isso, a tendência é fugir dos meios massificados, tendo além de um saving de budget, um posicionamento muito mais assertivo junto ao target.
2Go to market ou Planejamento Comercial2013 foi um ano muito apertado para a indústria de bens de consumo e as projeções para 2014 são de um mercado muito mais competitivo e com uma margem de lucro cada vez menor para conseguir ganhar posicionamento, isso inevitavelmente desenvolve a necessidade de criarem cadeiras com foco mais estratégico nas ações das áreas comerciais e cadeiras com viés analítico que acompanham a implementação dessas estratégias diretamente no ponto de venda.
3Marketing e VendasGerente de Acesso Público / Privado - Mudança no perfil e tipo de fonte pagadora, cada vez mais governo, hospitais e operadoras embasam suas decisões em necessidades especificas e em nos conceitos de Healtheconomics, é fundamental que os fornecedores estejam preparados para entender e atender as demandas destes mercados.
4Engenheiro de orçamentoNecessidade de maior controle sobre o retorno financeiro das obras (margens menores) e a uma expectativa de maior volume de obras de infraestrutura.
5Geocientistas (geofísico, geólogos)Expectativa da indústria de petróleo ter um melhor ano em 2014.
6Engenheiros de Segurança do TrabalhoMaior preocupação das empresas e sociedade sobre a saúde do trabalho e expectativa de maior volume de obras de infraestrutura.
7AtuárioExpectativa de crescimento devido ao bom momento do mercado de seguros e resseguros em 2013.
8Cientista de dados (formação em ciência da computação ou análise de sistemas)Estará em alta devido às oportunidades do aumento da aplicação das tecnologias do big data, conceito fundamental no armazenamento de dados e maior velocidades dos sistemas.
9Direito/Ciências ContábeisDevido à complexidade fiscal brasileira que continuará demandando posições com essa formação. O perfil exige excelente base técnica fiscal e destaque para os que possuem boa visão de negócios.
10Engenharia/Economia
Profissional comum em posições de modelagem financeira e viabilidade de novos negócios/projetos (mercado de infraestrutura deverá estar aquecido).

Executivo com excelente visão analítica, base financeira e visão holística.