quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Aprendendo a usar o Whatsapp para negócios

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,whatsapp-se-torna-ferramenta-de-trabalho,155959eO material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,whatsapp-se-torna-ferramenta-de-trabalho,155959e

É claro que como um bom vendedor eu sei que essa estratégia não serve para toda a minha carteira de clientes, pois já tenho uma “certa” experiência em quais são as melhores maneira de se abordar cada contato, como alguns preferem os telefonemas, outros se relacionam melhor por e-mail e até mesmo aqueles que só liberam o pedido caso você os visite.  Mas como essa é uma ferramenta relativamente nova – WhatsApp foi fundado em 2009 mas com crescimento exponencial a partir de 2012 nos EUA e 2014 no Brasil – o primeiro passo seria levantar quais os clientes que utilizam e quais não utilizam, para só depois realizar as abordagens e saber com quais clientes seria mais eficiente a comunicação. Independente disso, iniciei uma pesquisa sobre os dados do mercado mobile no Brasil e encontrei algumas informações importantes, que me levaram acreditar que é possível conquistar e manter clientes por meio de seus dispositivos móveis – celulares e tablets - de uma maneira muito eficiente, já que:
 Vamos aos números:
  • São 5 bilhões de usuários no mundo e, no Brasil, mais de 200 milhões de celulares, sendo 22% smartphones, além de 5 milhões de tablets;
  • Em 2014, espera-se que o uso da internet móvel ultrapasse o uso da web por desktops em 70%;
  • A maioria dos usuários de celulares mantém seus aparelhos ao alcance direto 24 horas por dia;
  • Já se vendem mais smartphones que computadores pessoais;
  • A maioria das pessoas passa mais tempo acessando seus dispositivos móveis que mídias impressas como jornais e revistas;
  • Tendência mais recente, cupons de desconto remetidos para celulares são 10 vezes mais utilizados que os remetidos por meios tradicionais.
Com esses dados, se você ainda considera essa ideia apenas como uma tendência está na hora de rever o seu conceito. O mobile marketing é uma realidade para as empreasas e rapidamente está se tornando imprescindível para qualquer tipo de negócio.  Porém esse termo mobile marketing ainda é muito recente e precisaria de um outro artigo específico para estudarmos apenas esse assunto. Então vamos voltar o nosso foco do whatsapp para negócios mas, para que fique bem claro o potencial desse assunto que estou falando, vou enfatizar mais uma vez um ponto desta pesquisa:

A maioria dos usuários de celulares mantém seus aparelhos ao alcance direto 24 horas por dia

Esta é apenas uma de diversas maneiras de usar a tecnologia a favor do seu negócio. Confira outras ideias:
Canal para dúvidas, sugestões e reclamação
Crie um número exclusivo para a empresa e convide os clientes a adicioná-lo. Pelo canal, responda dúvidas e receba sugestões e reclamações. 
Por mensagens instantâneas fica muito mais fácil resolver problemas simples. Além disso, você mostra que sua loja tem qualidade e eficiência, mais um ponto positivo para a credibilidade de sua marca.
Atendimento personalizado ao cliente
Ao realizar uma compra, você pode dar ao cliente a opção de acompanhar o status do pedido por WhatsApp. Dessa maneira, você pode avisar ao seu cliente o “passo a passo” da encomenda.
Você pode também pedir, por exemplo, que após o recebimento da mercadoria, o cliente lhe dê umfeedback sobre o produto e atendimento prestado.
Divulgação de promoções e novidades
O WhatsApp permite que você crie grupos. Aproveite essa utilidade para avisar pessoas que tenham o mesmo interesse sobre novos produtos disponíveis, últimos lançamentos,promoções, concursos e outras ações de sua loja virtual.
Dispare mensagens de acordo com o interesse de cada público. Ao cadastrar o cliente na sua lista de contatos, já o agrupe de acordo com interesses.
Comunicação entre funcionários
Se você tem uma equipe trabalhando no seu e-commerce, o WhatsApp pode facilitar avisos e conversas com o grupo. Só tome cuidado para não “invadir” o tempo pessoal do funcionário, enviando mensagens e fazendo pedidos em horários inconvenientes.
 Esses são apenas alguns exemplos de como o WhatsApp pode ajudar seu e-commerce, mas você pode encontrar suas próprias maneiras de utilizá-lo no dia a dia. Coloque a mão na massa e depois conte pra gente os resultados!