sexta-feira, 14 de dezembro de 2018



As tecnologias digitais têm se desenvolvido em ritmo acelerado nos últimos anos, afetando os hábitos e comportamentos sociais. Com dispositivos móveis como celulares e tablets cada vez mais modernos, as pessoas têm passado mais tempo conectadas e realizando atividades através dessas tecnologias. Essas mudanças alcançam também o mercado de venda e compra de imóveis, transformando o relacionamento entre empresas, clientes e criando novos regimes de visibilidade das marcas.
Todo esse processo de digitalização que ocorre no mundo chega até o mercado imobiliário e exige que as empresas e profissionais estejam capacitados e preparados para lidar com essas demandas. Afinal, ficar para trás em termos de tecnologia é ficar para trás também nas vendas.
Para entender um pouco mais sobre os impactos da digitalização no setor imobiliário, confira nosso post!

Comportamento do consumidor

Por passar mais tempo online e buscar por soluções práticas e eficientes através da internet, o comportamento do consumidor atual é caracterizado pela seleção de informações.
O consumidor busca se informar sobre os imóveis, preços, condições de pagamento tudo direto de computadores e smartphones, de forma rápida e ágil.  A web é, portanto, uma das principais fontes de referência para quem quer comprar um imóvel.
A consequência é um consumidor mais seletivo, preparado e exigente, uma vez que demanda uma informação qualificada e confiável.
Além disso, o meio digital também traz uma possibilidade maior de interação e compartilhamento. Através das redes sociais, os clientes trocam informações entre si, esperam um diálogo mais horizontal com a empresa e se tornam produtores de conteúdo, muito mais que receptores.

Visibilidade das empresas

Para acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor, as empresas imobiliárias, principalmente o setor de marketing, precisam se atualizar.
Se os clientes estão na rede, é lá que a empresa deve estar. Mas não basta apenas alimentar páginas com fotos sem qualidade e valores de imóveis, é necessário traçar estratégias de marketing eficientes, com informações confiáveis, atualizadas e de qualidade.
Além disso, essas informações precisam vir de uma forma agradável e prazerosa para garantir uma boa experiência para o cliente, como no uso da realidade virtual para apresentação de imóveis.

Tecnologias e estratégias para o setor imobiliário

Uma das principais estratégias para alavancar as vendas, consolidar a marca no mercado e fidelizar clientes é através do marketing digital. Essa é uma ferramenta que pode ser utilizada no setor imobiliário afim de compreender as necessidades de seus consumidores e oferecer a solução certa, no momento certo.
As estratégias são traçadas por meio do mapeamento e acompanhamento de dados gerados por clientes e consumidores em potencial na web. Por meio da análise desse comportamento, são produzidos conteúdos relevantes para oferecer uma experiência de compra agradável para os clientes.
presença de empresas nas redes sociais também é fundamental, uma vez que esse é um dos canais de comunicação e relacionamento mais eficientes entre empresa e consumidor. Muitos consumidores fazem uma avaliação do serviço e do imóvel nas redes sociais, e uma boa avaliação equivale a uma propaganda positiva do seu negócio.
Dessa forma, o que fica evidente é que o mercado imobiliário deve apostar cada vez mais na linguagem digital, com conteúdo multimídia que fomente uma experiência agradável para as pessoas que buscam por um imóvel.
As soluções devem, cada vez mais, integrar as possibilidades do mundo virtual e físico. Quem consegue apresentar o produto por meio dessas linguagens e desses dispositivos de forma prazerosa, sai na frente na hora de vender imóveis.

A jornada de compra do seu cliente

Antes de tudo, o tempo médio de decisão para compra de imóveis é de 6 meses. A jornada de compra é simplesmente o caminho percorrido pelo seu cliente desde a descoberta do problema a finalização da compra.
Ela é dividida em etapas nas quais as ações são baseadas onde ele se encontra nesse caminho. A utilização do funil de vendas é essencial, pois terá o controle de cada etapa.
  • Descoberta

94% das pessoas hoje, procuram imóveis na internet, então esteja preparado para as melhores abordagens. Atraia as pessoas certas, mantenha seus imóveis atualizados e use imagens e filmes de qualidade.
O time de marketing tem que está alinhado e fazer com que sua oferta chegue nas pessoas certas na hora certa. Uma dica que eu posso dar é, pense em uma estratégia de conteúdo, social mídia, e-mail Marketing e SEO (Search Engine Optimization).
Ser achado no Google é de extrema importância, é la que acontece o primeiro contato de novos clientes com o seu imóvel, então uma estratégia de SEO ao médio e longo prazo é bem inteligente.
  • Interesse

Nesta etapa é hora de manter um relacionamento para os interessados, levante todos os problemas e saiba exatamente o que fazer, quais os melhores imóveis e conteúdospara mostrar. Ser sincero e ter a real intenção em resolver o problema real é mais importante que apenas vender.
Trabalhe estratégias para captar informações, como, pegar informações de localização, tamanho do imóvel e outros interesses, assim, você poderá nutri-los com conteúdos mais assertivos, entender o que ele procura e o seu real problema.
  • Oportunidades

Aqui já teremos o cliente engajado e avaliando o seu produto além de uma boa impressão da sua marca e do imóvel, mas ele faz comparações com outras empresas e escolhe a melhor alternativa.
Aqui o setor de vendas precisa ser inteligente e praticar as melhores estratégias seja por telefone, no stand de vendas ou até mesmo online. mostre que você e sua equipe estão dispostos a resolver o que precisam.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o comportamento de compra de imóveis e como as empresas precisam se adequar a essa realidade? Assine nosso BLOG e continue recebendo nosso conteúdo!