sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Pesquisa sobre o perfil de compradores de imóveis em 2018

Imagem relacionada
Os compradores de imóveis residenciais novos na região metropolitana do ABC paulista, são cada vez mais jovens, têm alto grau de escolaridade, são solteiros e muitos já têm filhos. Segundo estudo realizado pela área de Inteligência de Mercado da Forato Consultoria, o comprador potencial tem idade média de 33 anos, prioriza localização a espaço, desafiando incorporadoras a oferecer produtos compactos, funcionais e que prezem por mobilidade.
De acordo com a pesquisa, 76% dos compradores paulistas possuem alto grau de escolaridade, 56% são solteiros e 52% têm filhos. A renda média mensal é de R$ 8.390, sendo que 41% ganham acima de R$ 10 mil. O imóvel novo é financiado por 89% dos compradores, que por sua vez comprometem 31% de sua renda. A localização é primordial na decisão de compra para 43% da amostra de paulistanos. “Ele aceita se movimentar para perto do trabalho ou regiões de fácil acesso, mesmo que tenha de ir para uma metragem menor por causa disso”, diz Forato.
Aponta-se também que há um descasamento entre o tipo de imóvel que o comprador almeja e o que de fato compra. Esse jovem sai, em média, de um imóvel de 90 metros quadrados, sendo que 42% moram com pais ou familiares, para um imóvel de 62 metros quadrados – embora almejasse uma área de 72 metros quadrados em média, segundo dados da Forato Consultoria de novembro deste ano. A busca por um imóvel dura em média 4 meses.