segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Consumidor 3.0: Neoconsumidor quem é e como atender?

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Segundo um relatório realizado em 2018 pelas companhias Hootsuite e We Are Social, mais de 4 bilhões de pessoas no mundo estão conectadas a internet.
Esses números representam mais da metade da população mundial e, dentre esse número, 42% pessoas utilizam as redes sociais. Boa parte para realizar compras ou transações empresariais.
Essa globalização mudou a forma de se comunicar, de se relacionar, de se informar e de comprar, tanto do consumidor quanto da empresa.
Dessa forma, o perfil do cliente mudou e ele passou a ser conceituado como: consumidor 3.0.
Você já deve ter ouvido sobre o conceito de consumidor 3.0, mas, você sabe, de fato, quem é esse novo cliente e qual a melhor forma de atendê-lo? Continue lendo e descubra!

O consumidor 3.0

O conceito de consumidor 3.0 surgiu a partir do livro de Philip Kotler, intitulado Marketing 3.0.
Kotler é considerado o pai do marketing e o livro traz uma nova forma de atrair o consumidor, focando para o ser humano e para a responsabilidade corporativa.
O livro aponta o consumidor 3.0, como um novo perfil de cliente.

Quem é o consumidor 3.0?

O consumidor 3.0 é conectado às redes sociais e isso faz com que ele se empodere e tenha controle das suas relações, principalmente comerciais.
Esse cliente não busca qualquer serviço, ele quer ser bem atendido e está disposto, inclusive, a pagar mais por isso.
O consumidor 3.0 não quer apenas uma marca ou serviço, mas prioriza o conjunto, onde possa comparar os benefícios e valores gerados pela compra.
Ele também quer sentir-se próximo da empresa e a internet é o local ideal para promover essa proximidade, bem como a integração entre marca, produto e consumidor.
Vale lembrar ainda que ele não é apenas mais um simples comprador, é uma pessoa que precisa ter a sua curiosidade despertada, a sua dor atendida e uma experiência satisfatória e personalizada.

Características do consumidor 3.0

A nova geração de consumidores digitais precisa ser conquistada e isso só é possível conhecendo-a.
De imediato você precisa entender que o consumidor 3.0 é curioso, exigente e impaciente.
Por isso, para atendê-lo é preciso estar online e disponibilizar canais fáceis, quanto menos burocrático, melhor.
Você já deve ter reparado como os chats nos sites estão em alta.
Vale lembrar também que ele confia no feedback de outros usuários, por isso, procura na internet sobre o serviço ou produto.
Além de exigir seus direitos por meio das mídias sociais, utiliza sites como o Reclame Aqui para resolver seus conflitos com as empresas.
O consumidor 3.0 busca o melhor custo x benefício, não se importando de pagar um pouco mais caro se o atendimento tiver um diferencial ou se a solução for muito boa.
Mas, para isso, ele não quer esperar. Quer seu problema atendimento ou dúvida resolvida de imediato, da forma mais simples possível.

Como atender o consumidor 3.0?

É preciso aproveitar-se do poder das plataformas digitais, como as redes sociais, para levar informação e atrair esse novo tipo de cliente.
As estratégias de marketing digital ainda permitem que você melhore o alcance das suas campanhas.
Mas, para isso, é preciso:

Entender de UX

Uma das etapas importantes é estudar sobre User Experience, o famoso UX.
Todos os estudos de UX são voltados para a satisfação do cliente e grandes empresas como o Google e o Nubank replicam a importância de cuidar da experiência do usuário.
Recomendamos a leitura: UX – A experiência do usuário.

Inovar

Para atrair um consumidor digital é preciso inovar.
Por isso, pense em ações e divulgação personalizada, quer seja por meio de campanhas nas redes sociais, por conteúdo de blog, ou ainda por meio de materiais ricos.
Não esqueça que, independente do meio que você utilizar, todo o conteúdo de campanha deve ser voltado para o seu público.

Oferecer o melhor atendimento possível

O consumidor 3.0 quer uma experiência satisfatória e personalizada.
Toda a experiência baseia-se no atendimento e no relacionamento com a empresa.
Por isso, faça com que todos os pontos de contato com o seu possível cliente sejam incríveis, proporcionando uma experiência única.

Tornar a empresa Omnichannel

Há muito se fala da importância do Omnichannel e isso é um processo desafiador.
O importante não é disponibilizar lojas físicas, atendimento telefônico, chats, redes sociais, aplicativos e até mesmo chatbots.
O essencial é que todos esses canais estejam interligados.
Boa sorte e bom trabalho.