quinta-feira, 11 de junho de 2015

Cobrança indevida: não deixe de reclamar

image

Retomo o assunto no blog porque é muito importante, como consumidores e cidadãos, exigirmos nossos direitos . Se você identificar cobrança indevida numa conta de celular, por exemplo, é fundamental entrar em contato com a operadora. Dá trabalho, toma tempo, mas vale a pena e representa exercício de cidadania.
A orientação dos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), vai nessa linha. “Com a conta detalhada, sempre que identificar e não reconhecer ligações, é direito do consumidor que esse valor seja subtraído do total da conta até a verificação, a qual deverá ser solicitada por escrito pelo titular à operadora, sendo realizada através de um processo de rastreamento das ligações”, informa o Procon em seu site.
Verifique os detalhes "sórdidos" da sua conta!
Checar extratos da conta bancária ou a fatura do cartão de crédito, bem como a conta de celular, é uma prática  essencial. Exige esforço físico e mental, mas se você não toma à frente, o viés do status quo (também chamado de inércia) ganha força. Como uma espécie de armadilha, esse gatilho mental impede você de agir ou confrontar a realidade. Mas travar esse duelo consigo mesmo é extremamente importante.
Desafie-se, estabelecendo metas com prazos para tomar atitude. Por exemplo, se você precisa reclamar sobre o valor cobrado na conta do celular (tive esse problema por duas vezes), defina um dia e horário.
Coloque esse prazo no papel, mas não o esconda. Ou seja, deixe esse lembrete à mostra. A mente trabalha muito bem sob repetição.