terça-feira, 9 de junho de 2015

Você Falou Com Seu Cliente Hoje?

   
Todos nós gostamos de ser lembrados e o cliente não é diferente disso...

Tenho visto muitas empresas que tem um excepcional banco de dados de todos os seus clientes, com todas as informações que possa imaginar. Anotam tudo e conhecem muito bem cada característica, cada detalhe dele, anotam a data de aniversário daquele seu principal contato e por aí vai...

Gostaria de dizer que que não sou contra a empresa ter essas informações e até julgo fundamentais para que elas possam saber para quem estão vendendo seus produtos e serviços e inclusive poderem realizar uma campanha mais direcionada e customizada. A pergunta que gostaria de fazer a todos aqueles que tem essa grande responsabilidade é: Quando você falou com seu cliente pela última vez? Você chegou a falar com ele hoje desejando-lhe um bom dia ou uma boa tarde? Ou simplesmente perguntou o que ele achou da última compra ou serviço que recebeu de você e se está precisando de algo?

Pois bem, vejo que há muitos clientes que são lembrados somente naqueles momentos em que o cenário econômico não está lá aquelas coisas e se esquecem de fazer esse contato de forma contínua no sentido de manter uma certa proximidade.

Quando há uma certa demora em fazer esse contato, o cliente pode até achar um pouco estranho, pois quando faz um bom tempo que você não dá “sinal de vida”, além dele se surpreender com sua visita ou ligação, ele pode ter até mudado seu foco de atividade, ter outras necessidades e você se quer tomou conhecimento disso. Em alguns casos, o que é mais delicado é quando o cliente começa a dar sinais que ele está o substituindo por um outro fornecedor e para você retomar essa posição, pode demorar muito mais tempo...

Também sabemos que há clientes que não gostam de ser “incomodados” a todo momento, até porque eles também têm que atender os clientes deles agindo com o mesmo papel de fornecedor como você. Nesse caso, a saída seria ter o bom senso. Procure verificar em sua agenda ou caso tenha um sistema de CRM quando foi sua última visita ou contato com todos seus principais clientes. Se já faz um bom tempo, lembre-se do que pode acontecer...!!

Numa simples ligação você pode até efetivar uma nova venda que estava sendo aguardada há dias, ou no mínimo poderá conseguir agendar uma reunião para expor melhor seu produto ou serviço. Agora, se você não fizer nenhuma coisa e nem outra, a chance dele te procurar diminuirá bastante e a única certeza que terá é que seus concorrentes estão pensando nesse exato momento em como conseguir uma fatia maior desse bolo.

Então vai a pergunta, você falou com seu cliente hoje? 

Denilson Forato - Forato Consultoria & Serviços