terça-feira, 9 de junho de 2015

Como escrever e-mails de negócios que merecem uma resposta


Immersed in her latest project
Vá em frente, verifique sua pasta de spam. Quantas mensagens estão lá agora? 10? 15? 20? E quantos delas soam exatamente como a mensagem que você está planejando enviar para os seus contatos um pouco mais tarde?

Não se desespere.Você realmente pode manter seu e-mail de negócios fora das caixas de spam. Mas para isso, você vai precisar para fazer uma boa pesquisa, traçar um planejamento e colocar sua capacidade de escrita criativa em jogo.
De um e-mail frio para um conteúdo personalizado
A falta de dados sobre quem são seus clientes potenciais é o que realmente leva suas  mensagens para o lixo, principalmente àquelas que começam com “eu”.
Mensagens verdadeiramente motivadores são baseadas no conhecimento que você tem sobre o seu público, e esse é o tipo de dados que você só pode obter investigando. Faça uma pesquisa pré-vendas para alcançar seus consumidores com a sua mensagem de forma efetiva e pense  sobre algumas coisas:
  • Quem é o seu contato
  • Seus detalhes profissionais
  • O que cada pessoa acredita ser primordial
  • As ferramentas e configurações aplicadas a cada contato atualmente
Pense nas informações que você quer compartilhar com cada contato individualmente. Você conheceu essa pessoa em um evento? Vocês tem amigos em comum? Será que essa pessoa vai mesmo visitar seu site? Tenha em mente a resposta para cada uma dessas perguntas.  É hora de começar a escrever!
O modelo de e-mail
O modelo de e-mail de negócios pode ser dividido em cinco partes. Se você passar por cada uma delas estará imune ao spam dos seus potenciais clientes.
Parte 1: A linha do assunto
Sua linha de assunto deve ser a isca para o conteúdo imperdível da sua mensagem. Incorpore ao seu assunto um desses seguintes itens:
  • O nome de uma pessoa em comum entre vocês
  • A data que você conheceu essa pessoa
  • As palavras “eu estava me perguntando”
  • As palavra “acompanhar”
Parte 2: O ponto doce
Você já fez com que seu leitor abrisse a mensagem, bom trabalho! Agora vamos estudar como iniciar o texto. Introduza suas ideias principais com:
  • Perguntas
  • Estatística
  • Declarações empáticas
  • Palavras de incentivo
Atenha-se ao tamanho da sua mensagem nesse ponto. Este trecho não pode ter mais que duas ou três frases.
Parte 3: A pauta
Nesse ponto você precisa falar sobre o objetivo da sua mensagem e relatar aquilo que ela tem de melhor detalhando objetivos, fazendo perguntas, expondo mais  estatísticas, ou declarações próprias para veículos de comunicação. Use expressões como:
  • ” Eu quero discutir … “
  • “Eu posso ajudar ….”
  • “Eu tenho uma ideia …”
  • “Eu estive pensando sobre … “
Parte 4: A deixa
Deixe bem claro, após expor suas ideias, o que a pessoa deve fazer caso tenha se interessado pela a sua proposta:
  • Ligar para você?
  • Esperar sua ligação?
  • Escrever um e-mail de retorno?
Não se desespere. Dê tempo para que seu leitor responda dentro do próprio ritmo.
Parte 5: A assinatura
Atente-se ao básico aqui. Seja formal e não utilize imagens, animações ou enfeites. Basta utilizar seu nome completo, suas informações de contato e um link para seus perfis sociais. Isso já é o suficiente.
Um exemplo de um bom e-mail de negócios
Quer um exemplo prático de como uma mensagem deve ser construída? Vamos a um exemplo!
O contato que receberá essa mensagem chama-se Dan, um escritor que possui um baixo índice de visitações em sua página. Bob, um desenvolvedor de web, e quem escreve essa mensagem, o conheceu em uma conferência uma semana atrás.
Assunto: Sobre a conferência da semana passada
Boa tarde, Dan! Na semana passada, você me disse que as visitas em seu site caíram em 50%, isso não é nada bom. Sei que ganhar retomar o seu número de seguidores depois de uma queda acentuada pode parecer impossível, especialmente em seu setor de mercado, mas eu estive pensando: com um design diferenciado em seu site e algumas revisões de conteúdo, tenho certeza que poderia aumentar o seu tráfego rapidamente, sem grandes investimentos. E esse é um projeto que a minha empresa poderia começar a fazer agora por você.
Gostaria de encontrar com você ainda nessa semana para discutir algumas idéias.Você pode entrar em contato quando tiver um tempo?
Bob, o desenvolvedor.
Tel: 555 – 1212
Indo além
Escrever um e-mail é apenas um passo para conseguir bons negócios no mercado. Estudar como funciona os processos da sua empresa com pesquisas realizadas em pontos-chave é o primeiro passo para saber para onde ir. Analise os resultados. Você pode acompanhar o recebimento de dados em tempo real, enviar e gerenciar suas pesquisas.
Denilson Forato - Forato Consultoria & Serviços