terça-feira, 9 de junho de 2015

Pesquisa De Mercado: O Primeiro Passo Para O Sucesso


Antes da abertura ou expansão de qualquer tipo de empreendimento, a elaboração de uma Pesquisa de Mercado se mostrar essencial, tendo em vista as mudanças do mercado. A partir da mesma as decisões a cerca do projeto podem ser tomadas de forma mais consciente e realista.

Qualquer organização poderá sofrer influencias dos seus clientes, fornecedores, concorrentes, distribuidores e consumidores em geral, pois todos esses elementos afetam uns aos outros de maneira diferente, e é justamente por isso que torna-se tão importante conhece-los de forma individual e coletiva. Trabalho este que é realizado através da implantação de uma Pesquisa de Mercado.

Os principais objetivos que pairam sobre a Pesquisa de Mercado é a possibilidade de mostrar ao empreendedor quais são os mercados mais propícios para sua atuação, identificação de tendências e expectativas, reconhecimento da concorrência, conhecer e avaliar oportunidades e ameaças. Essa ferramenta irá coletar informações que possam identificar também oportunidades de melhoria a problemas já existentes, no caso de uma expansão, ou que possam vir a existir quando se trata de uma nova empresa.

Determinar as expectativas de venda de um produto ou prestação de um serviço, e ainda indicar a maneira de se obter os melhores resultados é indicadores de sucesso que se manifestam como vantagem competitiva. A organização que utiliza a Pesquisa de Mercado identifica o segmento de mercado mais lucrativo, avalia a performance do seu produto ou serviço, e capaz de identificar quantidade ou volume que o mercado pode absorver e que politica de preços pode ser aplicada.

O empreendedor deve agir como o consumidor que sai em busca do melhor preço antes de decidir uma compra. Deve-se procurar qual o melhor investimento, para obter maior retorno. A Pesquisa ajuda nessa decisão uma vez que vai apontar os pontos que necessitam de maior atenção e aqueles onde a grande oportunidade está localizada.

A Pesquisa pode ser desenvolvida para qualquer necessidade de informação relacionada ao Mix de Marketing das Organizações: Produto, Preço, Comunicação e Distribuição. Esse recurso está ao alcance de qualquer empresa independente do porte micro, pequena ou grande. 

Enfim, uma pesquisa mercadológico bem feita pode proporcionar a qualquer empresa, um retrato fiel do que a espera, seja positivamente ou negativamente. Quando você realizar uma pesquisa de mercado, você pode usar os resultados tanto para criar um plano de negócios– ou de marketing – quanto para medir o sucesso de seu planejamento atual. É por isso que é importante fazer as perguntas certas, no momento certo, com as pessoas certas.