sexta-feira, 19 de julho de 2013

A etiqueta veste bem em qualquer ocasião




Mas depois de adequadamente vestido, saber se comportar também faz toda a diferença. Por várias vezes ouvi dos meus chefes que fulano não sabia comer e usava os talheres de modo errado. Por isso, o profissional, apesar de excelente desempenho, pode se prejudicar se não ficar atento às regras de etiquetas.

Impossível ignorar que essa avaliação informal também conta pontos positivos e negativos para o profissional (é a tal da cultura que está na cabeça dos apóstolos das práticas não formais). O mundo corporativo valoriza isso muito.

As decisões nem sempre são lógicas. Existe uma figura abstrata, mas presente na dinâmica de avaliação de desempenho, que é denominada imagem. Uma faca na mão errada, sendo abraçada como um punhal, pode ferir essa imagem.

Em tempos de festas de confraternização neste final de ano, falar enquanto come pode ser um risco imediato. É bom prestar atenção, porque mastigar e falar não combinam. Portanto, nesse campo, é melhor mastigar e falar depois.

Alterações devido ao excesso de álcool são impensáveis. Mas aprender a apreciar um vinho, por exemplo, pode ser um diferencial já que a bebida foi eleita em pesquisa como a preferida pelos executivos. Quem escolhe o vinho é quem convida. Nem sempre o mais caro é o melhor.

Confira boas dicas aqui:

A ampliação dos canais de comunicação eletrônica está tirando o encanto do encontro de trabalho pessoal, inclusive do velho e bom almoço de negócios. Sem ele, ganha-se tempo e economiza-se dinheiro, mas na opinião de alguns especialistas a perda do contato direto é um problema , o encontro à mesa “dá oportunidades às pessoas de se abrir, relaxar e fazer uma conexão real”. A diminuição da prática também tem gerado dúvidas quanto à etiqueta adequada nessas situações. A seguir, uma seleção das principais dicas da autora para saber o que fazer na hora do almoço. Bom apetite.
Assuma o papel de anfitrião_Como numa valsa, em que dois dançam, mas um só guia, o almoço de negócios tem um anfitrião que recepciona. “Se você é o anfitrião”,  “deixe clara a sua posição de liderança.” Chegue primeiro ao restaurante. O convidado espera que você tome a iniciativa no pedido do cardápio.
A primeira impressão é a que fica_Pode parecer bobagem, mas a primeira coisa com que se preocupar é o que você vai vestir. É um tópico delicado, pois, dependendo da situação, a reunião de negócios pode ser feita melhor de bermudas e havaianas, ou de salto, tailleur, paletó e gravata. 
Cuidado com o restaurante_Outra escolha delicada. A reunião almoço deve ser feita num local com a sofisticação adequada à situação. O perigo é intimidar o parceiro com um local requintado demais. “Isso deixa as pessoas desconfortáveis”. E também desconfiadas: “Todo mundo sabe que não existe ‘almoço grátis’, e se o local é muito chique, as pessoas pensam que o anfitrião quer algo em troca”.
Informal, mas com foco_O almoço, apesar da informalidade, deve ter um foco, um tópico central que o motive. “Talvez o ponto seja discutir estratégia ou sirva para retribuir um favor”. A questão é que o convidado deve saber por que está indo almoçar. “Clientes meus foram a um almoço com a expectativa de discutir novos contratos, mas o anfitrião só estava interessado em socializar”.
 “Isso é decepcionante.”
Dar carona é bom_“Nos encontramos lá ou você me pega?” Se essa dúvida surge na conversa (e invariavelmente ela surge), não hesite em dar carona. É uma grande oportunidade para criar um elo amigável com o cliente ou colega.
Nada de laptop na mesa_A pior coisa que você pode fazer durante o almoço, e que corrói o clima agradável da reunião, é puxar o laptop e mostrar uma apresentação em PowerPoint ao interlocutor. “Não faça isso”, escreve Robin enfaticamente. Se o PowerPoint, contudo, for inescapável, espere para depois do cafezinho.
Desligue o celular_Tecnologia não tem lugar à mesa, diz Forato. Se não quiser desligar, pelo menos coloque no modo silencioso. “Nada pior para quebrar o clima do que atender uma ligação ou checar as mensagens no celular"

Pague a conta discretamente_Lembre-se: seja num sofisticado almoço no Fasano ou em um café informal, o anfitrião é que paga a conta. Faça-o discretamente para não constranger o convidado. O melhor é combinar de antemão e pagar durante uma rápida escapada da mesa, antes que o garçom leve a conta.
A etiqueta, a boa educação e a gentileza não têm prazo de validade e vestem bem em qualquer ocasião. Estude sobre esses padrões de comportamento porque, goste ou não, são itens fundamentais para a fixação da imagem positiva dos profissionais.

Saber se vestir bem é importante para a carreira. E a adequação passa, inclusive, pela análise das características culturais da empresa (enquanto na Google você vai se vestir de uma forma, num escritório de advocacia, a demanda de figurino será outra, sem dúvida).  Também já disse aqui em outras oportunidades que é preciso verificar se o novo emprego lhe “veste bem”, ou seja, está alinhado a sua forma de ver a vida.