sexta-feira, 19 de julho de 2013

Amizades no trabalho: ajudam ou atrapalham?


 

A maioria dos empresários e outros trabalhadores de sucesso tem algo em comum: eles compartilham relações pessoais entre eles. Eles são amigos de verdade, algo além do networking ou das amizades estratégicas no escritório. Mas por que essas relações são importantes? 
Entenda.

É simples: porque cada um tem talento em áreas diferentes. Relacionando-se com outros, pode-se unir habilidades e experiências para se criar algo excepcional e poder ter com quem contar. "A união faz a força" e todo mundo se beneficia. Além disso, é gratificante pessoalmente e mais divertido quando temos amigos.

Por exemplo, aproveite para conhecer pessoas novas em conferências e reuniões em outras cidades, países, ou mesmo em lugares onde haja interação com outras pessoas que fazem o que você faz. Se ele está no mesmo evento que você é porque vocês têm algo em comum. Essa amizade ainda pode ajudar muito no futuro, além de minimizar o estresse de viajar a trabalho.

As pessoas que você conhece fora do trabalho mas à trabalho são grandes candidatos para um dia trabalharem com você. É improvável que você não encontre nenhum deles no futuro. As relações acabam sendo duplamente benéficas: pessoal e profissionalmente.

Também é importante cultivar relações com as pessoas dentro do ambiente de trabalho. Encontre algo em comum com o seu chefe e tente quebrar a barreira entre vocês (sem exageros, é claro). Por exemplo, suponha que vocês dois gostam de andar no parque às sextas-feiras. Por que não fazê-lo com seu gestor?

A conversa pode fluir melhor e isso, com certeza, refletirá no seu trabalho. Ele estará mais aberto às suas ideias e, com boa vontade, os dois podem criar produtos e projetos formidáveis, inovadores. Não só os dois estarão ganhando, porque farão algo divertido juntos, mas a empresa inteira, com ideias diferentes e promissoras

Em suma, se você não está interessado em avançar na carreira, apareça no no escritório, faça "sua parte", só o seu trabalho, ganhe seu salário e volte para cada. Mas se você quiser levar a sério sua carreira e evoluir, saia da zona de conforto e desenvolva boas e profundas amizades. 
Vale a pena.