terça-feira, 9 de julho de 2013

Comprar à vista, financiar ou alugar um imóvel?

Denilson Forato - consultor



Ah, a compra do imóvel! Um sonho de todo brasileiro e também uma das questões mais polêmicas, traumáticas,estressantes, quando o assunto é finanças pessoais. Afinal, o que vale mais a pena? Comprar à vista? Financiar? Alugar?


As opiniões são as mais divergentes possíveis. Alguns defendem que é mais vantajoso comprar o imóvel. Outros contra-atacam afirmando que o que vale mais a pena é alugar. Infelizmente, qualquer pessoa que se julga especialista e defende um ponto de vista de forma radical está cometendo um grave erro.



Não existe uma opção que seja mais vantajosa ou melhor que outra quando o assunto é a compra ou o aluguel do imóvel. O que existe são algumas variáveis que devem ser muito bem analisadas, pois cada caso é um caso. O que é mais vantajoso pra você pode não ser para seu vizinho. Questões como o prazo do financiamento, o valor do aluguel, a capacidade de poupança de cada indivíduo e a renda familiar são apenas alguns desses fatores.



Além de todas essas variáveis, que são mensuráveis e facilmente colocadas na ponta do lápis, existem outras muito mais complexas, que são as questões emocionais. O conforto e segurança de morar na casa própria podem ser extremamente importantes para uma família. Só o fato de saber que ao final do mês não precisarão pagar o aluguel ou a parcela do financiamento, pode trazer alívio e qualidade de vida.



Por esses e outros motivos, não defenderemos, em hipótese alguma, um ponto de vista de forma radical ou extremamente limitada. Apresentaremos alguns cálculos para ajudar você a pensar de forma inteligente, analisando sua situação específica para poder decidir o que é melhor ou mais vantajoso para seu perfil.



Para isso, criamos uma planilha de suporte, onde você poderá simular diversas possibilidades para saber o que se enquadra melhor em suas particularidades. Basta fazer o download da planilha investpédia no link abaixo:



Ícone Excel Clique aqui para fazer download da versão .xlsx (Excel 2007)
Ícone Excel Clique aqui para fazer download da versão .xls (Excel 97-2003)


Alguns pontos pacíficos

Embora a questão seja bastante polêmica e a defesa de alguma hipótese de maneira radical seja muito perigosa, existem alguns pontos pacíficos em relação a essa importante decisão. Veja quais são:


1) Se você se enquadra na população de baixa renda e não consegue poupar nada durante o mês, ou seja, seu salário é todo consumido com aluguel, contas e despesas, então, vale a pena comparar o valor do atual aluguel com o valor da parcela do financiamento. Se o valor do financiamento for menor que o valor pago pelo aluguel atualmente, é muito provável que o financiamento seja a melhor opção para seu perfil. Hoje em dia, o governo oferece subsídios para essa faixa da população, como é o caso, por exemplo, do programa Minha Casa Minha Vida, criado em 2009.

2) Se você já possuir o valor para compra do imóvel à vista, mas optar pelo aluguel, então, é muito importante que se deixe esse dinheiro acumulado aplicado conservadoramente. Esse dinheiro não pode ser arriscado, pois você depende dele para, talvez, conseguir um patrimônio maior no futuro. Opções como poupança, fundos de renda fixa e títulos do tesouro direto, devem ser suas escolhas.

3) Cuidado com a escolha do imóvel. Não se empolgue por um imóvel só porque o valor da parcela cabe no bolso. Não faz sentido financiar um imóvel em vinte anos se você pretende ocupá-lo por apenas dez. Sua família pode crescer e talvez seja necessário trocar de moradia. Nesse caso, o financiamento pode ser um grande transtorno. Fique atento!
Quanto maior a parcela da entrada no financiamento, menor serão os juros cobrados e talvez seja possível, até mesmo, financiar o saldo devedor em menos tempo. Se ainda não possui um valor razoável para a parcela de entrada, pense em trabalhar mais ou poupar um pouco mais antes de partir para o financiamento.

Comprar um imóvel à vista faz mais sentido se você consegue poupar. É importante continuar fazendo poupança para que você possa ter mais patrimônio no futuro, além do imóvel.

O valor do aluguel em relação ao valor da parcela do financiamento ou em relação à rentabilidade de uma aplicação financeira faz muita diferença no longo prazo. Se optar pelo aluguel é muito importante não exagerar no padrão de vida, caso queira conquistar um capital maior no futuro. Procure um aluguel que seja menor em termos percentuais do que a parcela do financiamento ou do que a rentabilidade mensal de uma aplicação financeira.


Faça contato: 9-8169-9884