quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como escolher uma idéia de negócio?



Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sabe que tipo de empreendimento? Abaixo você encontrará dicas valiosas para descobrir e escolher uma idéia de negócio perfeita, ponderando fatores pessoais e de mercado. Confira os detalhes abaixo no nosso artigo como escolher uma idéia de negócio.

De onde os empreendedores tiram suas idéias de negócios?

Em uma pesquisa com 500 empresas nos Estados Unidos da revista Inc. descobriu se os seguintes dados:
  • 71% Das idéias de negócios são copiadas ou modificadas de um emprego anterior.
  • 20% São descobertas por acaso.
  • 5% Foram descobertas relacionadas à revolução dos computadores.
  • 4% Foram descobertas através de pesquisas com o objetivo de encontrar uma idéia de negócio.

Para descobrir idéias de negócios você deveria investigar:

  • Seus desejos pessoais, o que você quer fazer? Do que você gosta?
  • Suas habilidades, o que você sabe fazer?
  • mercado, quais necessidades de mercados não são atendidas ou são supridas com deficiência?
Aliando estes três pilares certamente você aumenta bastante suas chances de sucesso. Os seusdesejos pessoais aumentarão bastante sua motivação e capacidade de superar obstáculos no dia a dia do futuro negócio.
Suas habilidades diminuirão consideravelmente a curva de aprendizado, evitando perdas desnecessárias e ganhando tempo na execução da idéia de negócio.
Por fim o mercado que é responsável em grande parte pelo sucesso dos negócios. Se a estratégia geral estiver certa, erros de execução são suportáveis. No entanto se a estratégia estiver errada, nem o melhor dos administradores e equipe conseguiria atingir bons resultados.
O melhor produto para vender é o que o cliente quer comprar!
Um erro de alguns empreendedores é escolher uma idéia de negócio destinada a um nicho de mercado muito pequeno, tornando impossível bancar os custos fixos da empresa. Não é toda cidade / mercado que suporta uma loja para venda exclusiva de chinelos, por exemplo.
Como bancar todos os custos, pró-labore do pequeno empreendedor e ainda reservar um capital para a empresa crescer com apenas um produto à venda?
Com o objetivo de facilitar seu trabalho no link abaixo disponibilizamos uma planilha chamada avaliação de oportunidade que ajuda a criar idéias de negócios e serve como um pré-julgamento da sua idéia de negócio.

Observação do ambiente

A inspiração para uma idéia de negócio pode estar em qualquer lugar, deste um exame médico que você pagou caro e ainda teve que esperar horas para ser atendido até um simples carrinho de cachorro quente na porta da universidade para atender a demanda dos alunos por lanches rápidos.
Se você está sempre observando e se perguntando: Este é um bom negócio? Então, logo você encontrará uma boa idéia de negócio.

O momento ideal para iniciar minha idéia de negócio?

Algumas pessoas aguardam por muito tempo esperando o momento ideal da economia para iniciar o próprio negócio. De fato montar um negócio em um período econômico de crescimento é melhor, porém, se você fizer a lição de casa, no contexto geral, o momento não será tão importante.
Toda mudança traz oportunidades e ameaças. Se bem exploradas estas oportunidades podem se transformar em uma boa idéia de negócio, mesmo em tempos difíceis. Um empreendedor sempre terá seus desafios, possivelmente maiores do que um diretor de empresa, e suas habilidades para lidar com estes problemas no dia a dia serão mais importantes para o sucesso do negócio do que um bom momento econômico.

Não desenvolva idéias de negócios mirabolantes

Empresas investem milhões em pesquisa e criação de produtos. O pequeno empreendedor não suportaria tamanho investimento e tanto tempo em pesquisas. Assim, se você não é um gênio como o Mark Zuckerberg, criador do Facebook ou não tem milhões para aplicar em desenvolvimento de produtos é melhor não tentar reinventar  a roda e começar com uma idéia de negócio comum.
Outra razão para não desenvolver idéias de negócios mirabolantes é a curva de aprendizado. Tudo que você vai fazer passa por um processo de aprendizado e aprimoramento.
Como em um exercício da época da faculdade, você pode fazer um barquinho de papel, anotar o tempo gasto e em seguida produzir outros barquinhos cronometrando o tempo. Ao produzir o quinto barco você notará uma queda enorme no tempo de execução em relação ao primeiro.
Nos negócios também é assim, quanto mais você tiver experiência e prática no ramo mais rapidamente e com menos custos desenvolverá as tarefas operacionais e de gerência.
Uma terceira razão para não utilizar idéias de negócios mirabolantes é que muito possivelmente alguém já tenha testado o que você deseja fazer. Assim, aprenda com o erro alheio, depois de conhecer o negócio busque maneiras de inová-lo criativamente.

Idéias de negócios comuns

O fato de abrir um negócio utilizando uma idéia convencional não significa que não há desafios e inovação. Você pode inovar dentro do negócio em si, alterar maneiras de distribuir os produtos, trabalhar diferentes preços, mudar o formato e tamanho dos produtos.
Você deveria se perguntar: Como posso melhorar este produto ou serviço? Ou posso fazer melhor e com menor custo do que meu principal concorrente?

Descarte rapidamente idéias de negócios não promissoras

Não gaste tempo exagerado na análise de uma idéia de negócio que pode se mostrar inviável para você lá na frente. Vá direto ao ponto:
  • Tenho capital suficiente para implantar a idéia de negócio?
  • O mercado é grande o suficiente para gerar caixa ou está em rápido crescimento?
  • Eu gostaria de trabalhar neste negócio? Imagine se trabalhando na atividade, visite outras empresas semelhantes e realize você trabalhando lá, veja como se sente.
  • Tenho conhecimentos suficientes para tocar o negócio ou posso aprendê-los rapidamente?
  • A localização é determinante para o sucesso do negócio? É possível encontrar o local adequando?
Boas idéias de negócios deveriam trazer um bom retorno do capital investido e ter um baixo custo de saída.  Caso o negócio não dê certo, deveria ser possível sair da atividade perdendo o mínimo de tempo e dinheiro ao vender os ativos da empresa.
Em busca de oportunidades  você poderá gerar muitas idéias, descarte rapidamente idéias de negócios não promissoras, de baixo potencial e concentre se nas poucas idéias que merecem maior análise.