sábado, 6 de julho de 2013

Demita já quem disser ; Eu já fiz a minha parte!

Sua equipe vai além de fazer apenas e tão somente suas responsabilidades? Ou você tem um grupo de pessoas que são extremamente comprometidos em, cada um, fazer a sua parte? Caso seja assim, você está satisfeito com esta postura? E sua organização, vai um pouco além, ou faz apenas o que lhe pedem? E, às vezes, nem isto?
EU já fim a minha parte!
Esta é a reflexão que trago hoje.
Por vezes escuto gerentes, diretores e proprietários de grandes, médias e pequenas organizações e empresas reclamando de que seu pessoal:
  • não faz o que se espera de cada um, ou
  • não cumpre suas responsabilidades, por melhor que estas estejam claramente definidas, ou
  • faz apenas o que está definido, não indo um mínimo além disto, parecendo pessoas altamente limitada
Em qual situação você classifica sua equipe? E sua organização, consequentemente?
Alguns optarão pela alternativa 1. Outros escolherão a segunda. Um terceiro grupo reconhecerá, com tristeza, que sua equipe, de modo geral, se enquadra na opção 3.
A primeira alternativa decorre da ausência de definição clara de processos e atribuições, fazendo com que as pessoas tenham que descobrir, às vezes por si próprias, o que se espera delas.
Na segunda opção, por mais que as responsabilidades estejam definidas, as pessoas não fazem o que se espera por que não existe um bom processo de treinamento de pessoal, bem como um bom sistema de acompanhamento de desempenho e reconhecimento.
A terceira alternativa decorre de falhas na seleção de pessoas, bem como o exercício de uma liderança que promova o engajamento de pessoas comprometidas com a realização de bons e eficientes processos de manufatura ou serviços.
O golpe de misericórdia de tudo isto é quando as pessoas, para justificarem o que fazem mal feito, ou o que não fazem, se escoram em expressões do tipo “já fiz a minha parte”.
Que, faz uso deste tipo de expressão, com frequência, está apenas se esquivando de contribuir um pouco mais em benefício do ganho coletivo.
  • “Já fiz a minha parte” é um disfarce para quem acha que fazer o mínimo é o máximo;
  • “Já fiz a minha parte” é uma desculpa para quem não quer se comprometer com os restados da organização ou empresa;
  • “Já fiz a minha parte” é um argumento para quem está mais preocupado consigo mesmo do que com a equipe com quem trabalha;
  • “Já fiz a minha parte” é um álibi para quem não tem a menor intenção e ajudar colegas, clientes e amigos;
  • “Já fiz a minha parte” é uma expressão que esconde a responsabilidade de alguém que poderia ser mais útil, mas parece preferir ser fútil;
Assim, sugiro que você, gestor, tome muito cuidado com pessoas de sua equipe que fazem uso da expressão “já fiz a minha parte”, pois elas podem estar passando mensagens a você, que não condizem, absolutamente, com pessoas responsáveis, interessadas, comprometidas, com desejo de ajudar, que tem iniciativa, interesse no bem comum.