sábado, 6 de julho de 2013

Como implantar uma empresa servidora



Se alguém decidir adotar o conceito, princípios e ferramentas da empresa servidora, por onde deve começar? Tem que ser uma empresa de serviços? Pode ser uma indústria? Qualquer empresa / organização pode implantar?

Querer – Saber – Poder: uma trilogia sempre interessante de considerar num processo de desenvolvimento organizacional, em qualquer assunto que se queira melhorar uma empresa ou organização.
Assim, completando esta série de artigos sobre Empresa Servidora, e considerando que você, leitor, esteja motivado a considerar a possibilidade de implantar um modelo de pensar e fazer as coisas, melhorando a gestão e operação de sua empresa ou organização, relaciono algumas etapas importantes a serem observadas.
Compreenda:
  • O impacto dos serviços no futuro de seu negócio;
  • Que qualquer empresa, de serviços, indústria, agronegócios ou outro setor, pode adotar o modelo de Empresa Servidora para melhorar sua gestão e operação;
  • O que é uma Empresa Servidora;
  • A contribuição de cada uma das dimensões da Empresa Servidora na estratégia e operação de seu negócio;
  • O papel de cada gestor no planejamento e implantação dos conceitos e princípios da Empresa Servidora em sua organização;
Reflita sobre:
  • Se é isto, de fato, o que você deseja para sua empresa ou organização;
  • Se a cultura de sua empresa ou organização é compatível com as dimensões, conceitos e princípios da Empresa Servidora;
  • Os possíveis impactos da adoção do conceitos, princípios e ferramentas da Empresa Servidora nos resultados de seu negócio;
  • Se você está disposto a mudar, pelo menos em parte, elementos da cultura organizacional
Avalie:
  • Qual o nível de atendimento, por parte de sua organização, aos requisitos de cada dimensão da Empresa Servidora;
  • A capacidade das lideranças em absorver os conceitos e princípios e, sobretudo, evoluir seu comportamento;
Planeje:
  • O entendimento sincronizado das dimensões, pelas lideranças
  • A implantação de no máximo três dimensões de cada vez;
  • Um sistema de avaliação da evolução da cultura da organização e dos resultados estratégicos e operacionais;
Acompanhe:
  • A evolução da cultura organizacional;
  • O impacto da evolução da cultura aos resultados estratégicos e operacionais da organização;
  • E ajuste, para otimizar resultados ou corrigir desvios do esperado
Comemore, juntamente com todos os que fazem sua organização:
  • A evolução da cultura;
  • A evolução dos resultados estratégicos;
  • A evolução dos resultados operacionais