sábado, 10 de agosto de 2013

Ouça a reclamação na empresa!

Uma das coisas que mais vejo deixando as pessoas e empresas tristes é quando alguém reclama delas. Na verdade, deveríamos ficar felizes, e adorar quando alguém reclama de nós. A reclamação nos faz crescer, bem mais que o elogio, claro, quando conseguimos canalizá-la positivamente.

A reclamação, sobretudo, aquela que vem de quem gosta da gente, é sensacional. Quem gosta da gente não reclama à toa. Normalmente elas reclamam por que estamos com:
  • falta de carinho;
  • falta de educação;
  • excesso de ansiedade;
  • excesso de estresse;
  • falta de competência;
  • falta de visão;
Enfim, os motivos pelos quais as pessoas que gostam de nós reclamam do nosso comportamento são muitos, e devem servir para nos fazer enxergar melhor algo que estamos vendo nublado, ou, muitas vezes, sequer estamos enxergando.

Os meus colaboradores sabem que quando reclamo deles eles vão crescer. Por quê? Porque eu só desejo o bem deles, portanto, se estou reclamando, é sinal de que estão fazendo algo errado.

No caso das empresas, é a mesma coisa. Quando um cliente reclama, a equipe tem que vibrar, não pela reclamação em si, mas, pela oportunidade que o cliente está dando de arrumar o que fizeram errado. A maioria dos clientes simplesmente troca de fornecedor.
Logicamente que devo trabalhar para não receber reclamações o tempo todo, afinal, o excesso disso é sinal de que a empresa vai quebrar ou nossa carreira está em derrocada.

Frequentemente vejo as pessoas tratando mal quem reclama delas. 

Um dia desses vi um engenheiro reclamando pelo fato do diretor da empresa (seu pai), ter lhe chamado a atenção por sua ausência nas obras das quais era responsável. Em vez de acatar a reclamação e agradecer o diretor, ficou chateado e só de birra não foi a semana inteira na obra. Resultado: a laje de uma delas caiu no telhado da casa que se avizinhava à obra, gerando uma indenização de mais de cem mil reais à empresa. O presidente da empresa chamou o diretor e mandou que o engenheiro responsável fosse demitido (seu filho).

Adore quando alguém reclama de você. Se for uma pessoa que gosta de você, fique mais feliz ainda e comemore a oportunidade de crescer por meio disso.

Você consegue enxergar na reclamação oportunidades de crescimento, seja como empresa, colaborador, líder?

Abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre!