sábado, 10 de agosto de 2013

Tipos de funcionários,saiba lidar!
















Como o chefe deve lidar com os seguintes tipos de funcionários:

Subestima a inteligência do chefe

Ao conversar com o dito funcionário demonstre seu conhecimento sobre determinado assunto conquiste o seu respeito sobre esse conhecimento. Alem disso peça para que ele discorra sobre determinado assunto provando que ele não o domina tanto quanto imaginava.

Nunca assume a culpa por seus erros
Mostre que as pessoas de sucesso não colocam a culpa de seus erros em uma situação, ou em outras pessoas, ao contrario elas estão determinadas em descobrir onde falhou, para o fato não se repetir. Pessoas que não assumem seus erros não evoluem.

Mais velho que o chefe
Respeite a sua bagagem. Ouça as suas historias e vivencias e com paciência tente lhe ensinar coisas novas que o auxiliem a realizar uma atividade em menos tempo e mais resultados.

Mais novo que o chefe
Esteja disposto a ouvir seus anseios e idéias e com calma demonstre o ritmo da equipe e empresa sem jogar um balde de água fria em seu entusiasmo e energia.

Mal-humorado
Tente descobrir se é um comportamento passageiro ou crônico (distimia) de qualquer modo converse com ele sobre o assunto e mostre que esse comportamento está atrapalhando seu desempenho ou da equipe. E logo em seguida presentei-o com um nariz de palhaço

Não vou com a cara do meu chefe
Conversa franca neste momento às vezes é apenas uma má impressão devido á uma atitude sua ou também muito comum é um problema do próprio funcionário que já teve comportamentos semelhantes com outros chefes.

Arrogante
Coloque-o junto com o funcionário que subestima a sua inteligência e peça para fazerem uma apresentação sobre um determinado tema para a equipe e lhes aplique uma lição de humildade.

Inseguro
Apóie-o. Demonstre periodicamente que você confia nele, elogie-o em grupo e relembre-o de sucessos passados.

Puxa tapete para ser promovido
Cuidado. Existem algumas opções antagônicas, confronta-lo que pode não surtir muito efeito já que ele dirá que é apenas um mal entendido ou trata-lo com rigor registrando todas as suas delegações por escrito ou diante de testemunhas. Em ultimo caso transfira de setor ou demita. Mas para isso tenha dados sólidos para justificar tal ação.

Agressivo
Não tolere agressividade, toda vez que ocorrer advirta-o em particular demonstrando exatamente o momento que o descontrole ou agressividade aconteceu.

Calado
Observe se isso ocorre só com você, pode ser apenas timidez. Se for, aos poucos  ajude a controlá-la. Caso seja mesmo somente com você convide-o para uma conversa franca para esclarecer este comportamento.

Mentiroso
Toda a vez que descobrir uma mentira chame-o para uma conversa em particular e coloque as cartas na mesa, se for necessário chame outras pessoas envolvidas para esclarecer o fato. Deixe claro que  prefere a dor da verdade à tranqüilidade duma mentira

Parente
Estabeleça limites claros e não misture empresa com família cada uma tem o seu momento de ser e agir. Esclareça isso tanto na empresa como na família.

Puxa-saco
Não lhe dê espaço. Através de suas atitudes e ações sempre reconheça abertamente e em publico as pessoas realmente competentes. Não se iluda com as facilidades e elogios que um puxa-sacos lhe oferece.

“Amigão”
Como no caso do parente estabeleça limites claros de comportamento e não permita que a liberdade que ambos tem devido á amizade interfira no trabalho. Aproveite essa proximidade para ter um feedback legitimo, afinal amigo é um irmão que podemos escolher.

E nas seguintes situações:

Como chamar a atenção do funcionário?
Em particular munido do máximo de dados possível para embasar o erro , alem disso faça-o assumir por escrito um plano de ação para que isso não torne a acontecer.

O que fazer quando o funcionário se recusa a fazer o que peço?
Converse abertamente sobre essa sua recusa. Dê oportunidade de   justificar sua atitude , caso o fato se repita faça uma advertência oral , depois por escrito e por fim demita-o.

Como agir após um desentendimento?
Esfrie a cabeça. Marque uma conversa para esclarecer os fatos do desentendimento. Assuma um compromisso que isso não irá ocorrer novamente. Caso a culpa for sua desculpe-se em particular e depois em publico.
Como proceder quando percebo que um funcionário está tentando tomar o meu lugar?
Se ele for mais competente do que você cuidado está na hora de se reciclar. Converse com o colaborador sobre as diversas oportunidades na empresa e seu perfil e se possível ajude-o a crescer.
Preciso ser amigo dos meus funcionários?
Não. Você precisa ser justo e saber desenvolver e motivar cada um dos membros da sua equipe. Comemore os sucessos e sofra os fracassos juntos.

O que responder quando o funcionário pede aumento ou promoção?
Na maioria das empresas existe uma política de cargos e salários atrelada a resultados então não cabe a você negociar salários. Quanto à promoção mostre as competências necessárias para os possíveis cargos e auxilie-o a fazer um plano de ação de como se desenvolver para alcançar o cargo que ele almeja. 

Como agir quando o funcionário discorda dos meus pontos de vista?
Agradeça-o e se sinta orgulhoso. Isso significa que sua equipe possui segurança psicológica suficiente para discordar de você isso é sinal de uma boa liderança e geralmente faz a empresa crescer. Por outro lado você deverá estar preparado para rever seus pontos de vista ou ter dados suficiente para justificá-lo e convencer seu funcionário.

O que fazer quando o funcionário fala mal de mim para a diretoria da empresa?
Antes de tomar qualquer atitude verifique se não é verdade , observe se realmente você não age daquele modo. Se tiver coragem pergunte á equipe , se não tiver pergunte a sua família e amigos. Caso sejam mentiras não se preocupe a diretoria provavelmente descobrirá. De qualquer modo fique de olho neste funcionário ele deve ter um motivo para fazer isso.