quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Transporte público em SP é Insuportável, por isso ando de carro!


Transporte Urbano em São Paulo  é péssimo e desumano.

Metrô, Trem e Ônibus, você escolhe o problema, qualquer um está ruim e muito.

O transporte deveria ser o elo de ligação entre o mundo do trabalho, que lhe sustenta, e o mundo da família, que é a sua alegria de viver. No entanto, o transporte coletivo, que deram o nome de de transporte público, é o momento mais traumático do dia de qualquer um 

Chego ao cúmulo de dizer que “se cansa mais, no tempo que fica no transporte(ônibus,trem ou metrô) do que no tempo que fica no trabalho”. 

Como dizia  Caetano Veloso: “Alguma coisa está fora da ordem”.

Eu sou parte do povo.  Sou sim; Se houvesse uma escala para medir o sofrimento com o transporte público eu estaria num dos níveis mais baixos e AINDA ASSIM eu lhe digo: é insuportável utilizar o transporte público na hora de pico. Mas, o que fazer se o trabalho nos coloca como condição encerrar nosso trabalho em horários que convergem milhões de pessoas num mesmo desejo: ir para a casa, seja para trabalhar ainda mais e poder ficar com sua família ou para cumprir qualquer outra agenda.

O transporte público em SP é insuportável. É desumano.

Nos sentimos como gado, não há outra expressão que possa ser mais síntese desta condição.
Espremidos, literalmente espremidos. Socados, jogados, derrubados e até colados no suor do corpo do outro, que trabalhou o dia todo no país tropical.

Vejo senhoras sendo lançadas contra a parede do trem da CPTM  ou metrô, próximas as portas, pois alguém empurrou lá atrás e aquilo assume outras proporções, machucando de verdade quem está no meio, no lado, etc.

Vi pessoas que quebraram o braço, que tiveram seus óculos lançados para fora do rosto, cotovelo que crava na clavícula do que se posiciona ao lado, cabelo que ficou preso na bolsa da pessoa ao lado, cheiro do bafo, daquele que aguarda o jantar depois de um longo dia de trabalho, a centímetros de distância do seu nariz, partes dos corpos que se compactam, sem haver o menor cabimento de se pensar em pudor. Perde-se objeto, rasga-se roupa, xinga-se o companheiro ao lado, mas não se constrói crítica organizada destes que passam por isso TODOS OS DIAS.

Já ouvi muita gente dizer no metrô: "canso mais para ir e voltar do trabalho do que trabalhando de fato". Isso deve dizer alguma coisa, porque como sabemos nenhum empregador paga o empregado para ficar descansando. 

O metrô conseguiu superar o serviço ruim! os trens da CPTM nem se fala, e os ônibus?  Deus me livre.

Peço às autoridades de São Paulo:

Melhorem  o transporte público, seja metrô, trem ou ônibus. 

Pois todos estão consolidando aquilo que não achávamos que éramos: Gado, animal irracional. 

Por isso, quem tem carro, irá trabalhar de carro! Não se iludam.