terça-feira, 27 de agosto de 2013

Persuasão

Esta citação é curta e direta ao ponto. É completamente verdadeira e, na prática, muitas vezes esquecida.

“Uma das melhores maneiras de persuadir os outros é com os ouvidos – escutando-os.” – Dean Rusk, secretário de Estado dos EUA

Perguntas para refletir

Qual é a minha primeira inclinação quando quero persuadir alguém – falar ou ouvir?
Nas minhas conversas quanto do tempo eu estou falando, e quanto ouvindo?
Quão eficiente sou eu como ouvinte?

Plano de Ação

  1. Pense sobre a sua próxima oportunidade de persuasão;
  2. Passe pelo menos metade do seu tempo de preparação definindo perguntas, não afirmações;
  3. Solicite a um colega algum feedback sobre suas habilidades de escuta.

Meus pensamentos

Há muitas coisas que poderiam ser ditas sobre quão verdadeira esta citação é. Vou ser breve e dar-lhe três razões pelas quais é tão verdadeira.
Quando ouvimos, aprendemos o ponto de vista dos demais. Esta é a mais óbvia e direta. Quando conhecemos a perspectiva e as preocupações da outra pessoa, podemos direcionar melhor nossos comentários para coincidir com os deles, e, portanto, podemos ser mais persuasivos.
Outros querem ser ouvidos. Quando nos concentramos na outra pessoa e a deixamos falar, isso muda seus sentimentos com relação a nós (e, portanto, facilita a nossa mensagem).
Ouvir é reconhecer. Quando ouvimos outras pessoas, estamos dizendo que eles (e sua mensagem) são importantes. Podemos reconhecer o ponto de vista das pessoas sem necessariamente concordar com eles. E quando eles se sentem reconhecidos, eles são muito mais propensos a ouvir-nos em troca.