terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

5 Coisas que chefes inesquecíveis jamais fazem

 
O que você não faz pode às vezes causar um impacto muito maior do que o que você faz.

5 Coisas que chefes inesquecíveis jamais fazem

Recentemente eu escrevi sobre 5 Qualidades de chefes inesquecíveis. Então, senti a necessidade de escrever sobre as coisas que os chefes não devem fazer.
Como um líder o que você não faz pode às vezes causar tanto ou mais impacto do que as coisas que você faz. Veja a lista das coisas que chefes inesquecíveis jamais fazem:

1) Dizer “Estou com necessidade de pedir desculpas por…”

Você não deve necessitar pedir desculpas por não ter pedido desculpas antes.
Quando você fizer besteira, assuma rapidamente. Imediatamente. Você com certeza deseja que os colaboradores contem imediatamente quando fazem algo de errado, então tenha o mesmo comportamento.
Se amar significa nunca ter que dizer que você errou, liderança significa ter sempre que dizer que você errou.

2) Entregar avaliações anuais de desempenho

Avaliações de desempenho anuais ou semestrais são uma grande perda de tempo.
Há alguns anos minha avaliação estava atrasada e então eu falei com meu chefe. Ele respondeu, “Eu vou fazê-la… mas você deve saber que não escutar nada de novo. Você já ouviu tudo o que eu tinha para dizer, de bom ou de ruim. Se alguma coisa em sua avaliação vier a te surpreender, então eu não fiz o meu trabalho.”.
Ele estava certo. O melhor acompanhamento não é agendado. A melhor avaliação acontece no momento quando causa o maior impacto, seja como recompensa ou encorajamento ou como treinamento e sugestão de melhoria. Esperar por uma avaliação agendada é a forma mais preguiçosa.
Seu trabalho é ser treinador, mentor e desenvolvedor – todos os dias.

3) Esperar reuniões formais para pedir ideias

Muitas empresas esperam por sessões de brainstorming para pedir ideias de melhoria, principalmente quando as equipes estão atarefadas.
Soa fantástico; afinal você está “engajando os colaboradores” e “valorizando suas contribuições”, certo? Mas você não precisa de uma reunião para conseguir insumos. Quando os colaboradores sabem que você escuta, eles trazem as ideias até você.
E se você precisa perguntar, a melhor forma de buscar por ideias é conversar com as pessoas individualmente e ser mais específico. Diga, “Desejo encontrar uma forma de colocar os pedidos em nosso sistema de forma mais rápida. O que você mudaria se fosse eu?”.
Confie em mim: os colaboradores se imaginam fazendo o seu trabalho – e fazendo seu trabalho melhor do que você – todo o tempo. Eles possuem ideias. Algumas vezes eles têm ideias fantásticas. Esteja aberto, coloque ação em boas ideias, explique por que menos do que boas ideias não é possível… e você conseguirá todos os insumos que precisas sem uma reunião formal.

4) Criar planos de desenvolvimento

Planos de desenvolvimento pessoal são, como as avaliações de desempenho anuais, largamente difundidos nas corporações. Você deve saber o que cada um de seus colaboradores espera conquistar: habilidades e experiência que eles querem desenvolver, caminhos de carreira que eles esperam percorrer etc.
Então, fale sobre isso – informalmente. Então designe projetos que se encaixam corretamente. Providencie treinamentos com o mesmo foco. “Desenvolvimento” é um substantivo que deve ficar dentro de um arquivo.

5) Pedir favores

Eu conheço um monte de chefes que jogam o jogo da culpa ao dizer, “Fulano, eu fui muito flexível com seus horários quando seu filho estava doente… agora eu realmente preciso que você venha trabalhar este final de semana.”.
Generosidade deve ser sempre uma via de mão única. Seja flexível quando ser flexível é a coisa certa a ser feita. Seja acomodado quando se acomodar é a coisa certa a se fazer.
Jamais empreste dinheiro a amigos a não ser que você não se preocupe em receber de volta, e jamais faça favores para os colaboradores para cobrar depois.

Líderes inesquecíveis apenas doam.
Eles jamais tiram.

Forte Abraço,