terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Reclamar: Isso faz as coisas acontecerem?



Reclamar: Isso faz as coisas acontecerem?
Você reclama muito?
O que isso trás para você?
Provavelmente não tanto quanto você pensa.
Algumas vezes você pode conseguir atenção por um tempo.
Ou, você pode conseguir do seu jeito algumas vezes. (A que custo?)
Entretanto, no longo prazo você provavelmente está perdendo seu tempo.
Você na verdade está conseguindo uma reputação ruim e não realizando muita coisa.
Lembre-se, a roda que tange pode receber graxa, mas ela também é a primeira a ser substituída.

Lamentar-se ou fazer alguma em relação a isso?

Nossa sociedade é uma de falar… não fazer.
Nós favorecemos a inação. Nós favorecemos não tomar decisões. Muitos estão felizes por não participar.
E, nós amamos reclamar.
Alguns exemplos:
- Colaboradores que reclamam de seu ambiente de trabalho, mas não fazem nada para mudar;
- Vizinhos mal humorados sobre sua condição local,  entretanto não estão desejosos de se envolver;
- Clientes que reclamam do serviço, mesmo assim não levam suas demandas para outros lugares;
- Indivíduos que lamentam por suas carreias e pouco avanço, mas não dão os passos necessários para mudar o futuro.
Um dos maiores drenos de produtividade na maioria das empresas é o  grupo de colaboradores que dedicam horas de seu dia “ao lado do bebedouro” reclamando sobre a liderança e performance da empresa.
E se essas pessoas saíssem e fizessem alguma coisa?
Existe uma grande diferença entre falar e fazer.

Ações, não palavras

Ações são sempre mais poderosas do que intensão verbal.
Fazer conclui coisas.
Reclamar geralmente apenas joga gasolina no problema e leva a mais discussão e inação.
Reclamar é a procrastinação verbal. Isso não faz o trabalho ser concluído.
Veja uma lista com formas de como a reclamação afeta negativamente a produtividade:
1) Perda de tempo literalmente – quantas horas por dia você gasta reclamando? Eu já observei colaborares que passariam 2 horas em um tiroteio verbal sobre quão ruim seu ambiente de trabalho é. E se eles gastassem este tempo tornando-o melhor?
2) Energia negativa – você acredita no poder de uma atitude positiva? Eu acredito! De alguma forma, uma atitude negativa servirá apenas como uma âncora para te puxar para baixo. Suas palavras negativas irão drenar seu nível de energia e produtividade;
3) Você é o que você acredita – relacionado à energia negativa temos o “você é aquilo em que acreditas”. Se você reclama que as coisas não são boas o bastante e que você jamais terá sucesso, então isso se tornará uma profecia auto-realizada. Você colhe o que planta… e diz;
4) As pessoas pensam que você é o que fala – você é o “reclamão” de seu trabalho ou grupo de amigos? Os outros irão perceber você baseados em suas afirmações e atitudes. Se tudo o que você faz é reclamar, então você será assumido como sempre ser infeliz e um instigador da negatividade.

O que você pode fazer a respeito?

Reclamar é o oposto da produtividade.
Se você está reclamando, você está fazendo qualquer coisa menos o que você deveria.
Reclamar também trás uma grande quantidade de negatividade para sua vida tanto para você quanto para aqueles ao seu redor.
Da próxima vez que você desejar reclamar de alguma coisa, ao invés disso se pergunte o que você pode fazer em relação ao problema.
Ao fazer ao invés de lamentar, você provavelmente irá surpreender aqueles ao seu redor. (De uma boa maneira)
Vamos ter um pouco menos reclamações e um pouco mais ação hoje!
Pergunta: O que você poderia conseguir se você parasse de reclamar e começasse a fazer?