quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Para matar a saudade . O melhor acervo " Não muito antigo " de S. Paulo .

Quem é Paulista como eu, vai adorar!


Trânsito carregado é algo recente em São Paulo? Congestionamento caótico no 
Vale do Anhangabaú em 1969/1970, mostra que o problema do trânsito
 na capital paulista é crônico e antigo. Fotografia tirada de cima do 
Viaduto Santa Ifigênia.




A famosa "porteira do Brás" que por décadas foi conhecida por atrasar o progresso
 do bairro e da Avenida Rangel Pestana, foi substituída por um viaduto. 
Fotografia de Ivo Justino - 1950



 

O outro sentido da Avenida Rangel Pestana (centro-bairro) onde está a porteira do 
Brás, em um momento em que está aberta para o tráfego de veículos e pedestres. 
Ao fundo a Estação Roosevelt (atual Brás), 1950 - Crédito: Ivo Justino




Estação do Norte (depois renomeada para Roosevelt e atualmente Estação Brás) 
na década de 30. Foto: Sebastião de Assis Ferreira




Rua Augusta sempre agitada! Movimentação de pessoas e veículos na rua Augusta 
nos primeiros anos da década de 70.




Avenida Paulista em 1976. Detalhe para as obras de construção dos futuros 
edifícios do Banco Real e do Banco de Tokyo S/A.




Trincheira de paralelepípedos em rua paulistana durante os intensos combates da 
Revolução de 1924.




Tropas legalistas chegam à região central e ocupam a Várzea do Carmo em 1924. 
Ao fundo, o Palácio das Indústrias. Pouco explorada e divulgada, 
a Revolução de 1924 foi o maior combate armado que já ocorreu na 
capital paulista. Os danos, as mortes e a destruição causadas pelo
 combate deixaram a cidade repleta de ruínas.





Uma imagem do que a Cidade de São Paulo perdeu: esta fotografia de 1926  
mostra o fabuloso teatro do Palacete Santa Helena, na Praça da Sé, um dos 
grandes marcos arquitetônicos da capital e que foi demolida por completo 
em 23 de outubro de 1971, após 117 dias de marretadas. 
Fonte: L'Illustrazione Italiana N.29 - 18/07/1926




Vista aérea da região central da Cidade de São Paulo em 1939. 
Ao centro, o Ed. Martinelli e, mais abaixo, o Mosteiro de São Bento.




A Nova York da América do Sul, é o que dizia o postal de Guilherme Gaensly, 
ao mostrar a construção do fabuloso Prédio Martinelli, o primeiro 
arranha-céu do Brasil.





1960 - Pedestres e veículos disputam o concorrido espaço da 
Rua Conselheiro Crispiniano. Anos depois, a rua deixaria de 
receber automóveis e seria transformada em um calçadão. 
Crédito: Marvine Howe / Associated Press




Ford estacionado na Praça da Sé em 1938. No fundo, destaque para o 
Edifício Rolim. Crédito: Benedito J. Duarte




Quem não conhece a famosa manteiga distribuida em lata, da Aviação? 
Fundada em 1920, é uma das marcas mais conhecidas do país.
 Na fotografia, a frota de veículos de distribuição da Manteiga Aviação em 1946.




O Viaduto Boa Vista, sobre a Ladeira General Carneiro, que completou 80 anos.





Vista da Igreja de Santa Ifigênia e da Estação da Luz (mais ao fundo) 
em fotografia tirada no terraço do Edifício Paysandu, então recém inaugurado. 
Hoje, devido aos novos edifícios, é impossível repetir esta mesma fotografia. Ano de 1937.




02/10/1960 - Inauguração do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, 
o popular Morumbi, com a partida entre o São Paulo Futebol 
Clube e o Sporting de Portugal. Os donos da casa venceram por 1 a 0,
 com gol de Peixinho.





Um dos maiores símbolos arquitetônicos de São Paulo, 
o Edifício Altino Arantes - popular Prédio do Banespa -  65 anos de história.




Guarda de trânsito orienta veículos e pedestres na Praça do Patriarca 
com rua Líbero Badaró em 1928.




Rua Líbero Badaró em uma manhã de 1941.





Vista parcial da Rua Voluntários da Pátria no ano de 1973.




Vista parcial da Cidade de São Paulo em 1915.




Vista parcial de São Paulo, mostrando parcialmente o Vale do Anhangabaú 
e o Prédio Alexandre Mackenzie em 1937.




Posse do novo presidente da Província de São Paulo, 
Julio Prestes, no Palácio do Governo (atual Pátio do Colégio). 17/07/1927




Raríssima fotografia do Tramway da Cantareira trafegando pela região do 
Tremembé. (Crédito: Divulgação / Acervo São Paulo Antiga)




Acidente entre locomotiva do Tramway da Cantareira
 e ônibus coletivo na zona norte da Cidade de São Paulo, ano de 1944.




Rua da Penha (atual Avenida Penha de França) nos anos 40. 
Na década de 40, a então Rua da Penha tinha um comércio 
voltado ao turismo religioso. N. Sra. da Penha era reconhecida em toda a
 São Paulo como a padroeira da cidade





Palacete Rodovalho, na Penha, em 1905. A tradicional ladeira da Penha com
 o palacete do Coronel Rodovalho, demolido no início da década de 60. 
Ao fundo, do lado direito, a igreja de Nossa Senhora da Penha. 
Note que entre o palacete e o outro lado da foto há uma passarela sobre a colina. 
Para passar por esta passarela (que era particular) era preciso pagar um pequeno 
pedágio.




Antigo estádio da Portuguesa, no mesmo local onde hoje está o Estádio do Canindé. 
Por possui arquibancadas de madeira e ser praticamente ilhado pelo 
Rio Tietê à época, o estádio recebeu o apelido carinho de "Ilha da Madeira". 
Ao fundo é possível ver o restante do bairro, com destaque para a 
igreja de Santo Antônio do Pari. Fotografia de meados dos anos 60.




Panorâmica do Cambuci em 1925. Fotografia do primeiro estádio da Associação Portuguesa de Desportos, pouco depois de ser inaugurado. O estádio seria demolido no início da década de 30. Hoje há edifícios e uma grande avenida no local.




Capela de São Miguel Arcanjo (São Miguel Paulista) em meados da década de 30.




Ponte da Casa Verde em 1938




Vista do então recém inaugurado Colégio Evangélico, 
na Rua Visconde de Ouro Preto, Consolação. No local hoje existe 
um grande edifício. Obra do arquiteto José Rossi, 1920.





Bolívia? Peru? Nada disso! É o Jardim da Aclimação em 1920, 
onde uma das incríveis atrações daquele ano era um divertido
 passeio de charrete puxada por uma lhama.




Na fotografia de 1919, trecho do Cambuci onde seria aberta a futura avenida 
Independência, que seria batizada como Avenida D. Pedro I. Ao fundo, 
o Museu Paulista, da USP, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga.




Praça João Mendes em 1914, ao fundo nota-se a igreja, já demolida, 
de N.S. dos Remédios.





Operários trabalham em obra de construção do Viaduto Santa Ifigênia em 1910




Demonstração de atletismo da Força Pública em 1929 nas proximidades do
 Viaduto Santa Ifigênia.




Praça da República - antiga Escola Normal em 1914




Praça da República em 1933


Esplanada do Trianon - Início do século 20.Uma vista da Avenida
 Paulista muito antes dos edifícios, do trânsito e do MASP.





Bonde na Av. São João




Vale do Anhangabau servindo de estacionamento de veículos, 
final dos anos 40.



Largo do Socorro em 1936



Vista aérea da Avenida 23 de Maio em 1974




Página inicial de um folder do Theatro Municipal de São Paulo destinado
 a turistas estrangeiros, de 1917.





Rara fotografia do Theatro Municipal de São Paulo no início de 1912, 
menos de um anos após ser inaugurado. Detalhe para o jardim impecável 
à época e para a lira no gramado.




Maquete de 1918 do Monumento a Carlos Gomes. Após aprovação,
 o conjunto escultórico de Luigi Brizzolara seria construído no vale do 
Anhangabaú e inaugurado no ano de 1922.




Raríssima fotografia de São Paulo, onde podem ser vistos, coexistindo por
 um breve período, o antigo e o novo Viaduto do Chá. 
O antigo é o da direita, próximo ao atual Shopping Light. 
Crédito: 1938 - Benedito J. Duarte




A agitada Avenida São João em meados da década de 40.
Destaque para o saudoso Cine Metro à direita e para o ônibus




Vale do Anhangabau servindo de estacionamento de veículos, final dos anos 40.