terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Deixando para lá 12 comportamentos que estão te segurando

 
Deixando para lá 12 comportamentos que estão te segurando

12 Comportamentos que sempre seguram os líderes:

1)      Evitar. Evitar é o caminho para a mediocridade;
2)      Copiar os outros e perder você. Copiar os outros é útil quando está alinhado com suas forças. Quando não está alinhado, isso cria estresse, pressão, frustração e falha;
3)      Pensar muito e agir pouco; estressando a preparação ao invés da execução. Muitas organizações planejam bem e excutam porcamente;
4)      Esconder-se do que você verdadeiramente pensa ou sente. A necessidade de favorecer os outros causa sua perda de si mesmo;
5)      Perguntar “por que” muitas vezes;
6)      Não perceber que sucesso é tornar os outros bem sucedidos;
7)      Reclamar – culpar – arrumar desculpas;
8)      Sonegar feedbacks;
9)      Não pedir por feedbacks. Um dos comportamentos mais negligenciados pelos líderes;
10)   Fazer muitas coisas;
11)   Não descansar;
12)   Sonegar honra, louvor e reconhecimento

Bônus: Negligenciar a auto reflexão.

8 Comportamentos que aceleram o sucesso da liderança:

1)      Quando você não gostar de alguma coisa, diga para alguém, mas não para todo mundo;
2)      Pergunte “o que” e “como” mais do que “por que”. “O que” e “como” são perguntas de execução. “Por que” são perguntas que inspiram à criação de desculpas. Substitua “por que” pelo “o que”;
3)      Crie e concorde com padrões e entregáveis elevados, juntos, e atenha todos aos mesmos, principalmente você;
4)      Seja positivo em relação ao futuro mesmo se um passado negativo te puxar para baixo;
5)      Celebre o progresso mais do que corrige erros. Jamais permita que a paixão pela melhoria te torne um crítico, negativo e pé no saco;
6)      Tome ação. Apenas faça alguma coisa;
7)      Foque-se nos próximos passos;
8)      Conhece e compreenda os membros da equipe

Ilustração Bônus:

Um líder disse “E não gosto de pressionar as pessoas”. Eu perguntei “o que você gosta?”. Ele respondeu “eu quero que as pessoas gostem do que fazem”.
Eventualmente, ele decidiu dizer “eu quero que você goste do que você faz” e evitou criar escotilhas de fuga como “Eu não quero te pressionar”.

Perguntas: Qual comportamento negativo é o mais problemático e por que? Qual comportamento positivo mais acelera o sucesso da liderança e como ele faz isso?

Forte Abraço,