segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Redes Sociais Cuidado.

 


Para muitos jovens, redes sociais como o Facebook e o Twitter podem ser utilizadas só como uma maneira de desopilar, se divertir e até mesmo procrastinar. Mas a verdade é que essas são algumas ferramentas que podem ser mais poderosas do que parecem, elas podem ajudar você na busca por um lugar no mercado de trabalho ou atrapalhar o seu caminho.

Sete em cada dez empresas já descartaram currículos depois que encontraram fotos dos candidatos sob o efeito de álcool circulando na internet. De acordo com um novo estudo, aproximadamente 65% dos profissionais de Recursos Humanos procura funcionários através do Linkedin, Facebook e Twitter.

Mas antes que você decida desativar suas contas nas redes sociais de uma vez por todas, é bom pensar no outro lado da moeda: as empresas têm o direito de se preocupar com o perfil de seus funcionários, a reputação de um negócio depende das ações da equipe daquele lugar, e publicidade negativa em um tweet ou uma foto imprudente é a última coisa que uma empresa precisa.

Por isso, preste atenção em nossas dicas sobre o que fazer e o que não fazer nas redes sociais para evitar possíveis constrangimentos:
Crie um perfil positivo: Atualize suas redes para que você possa ser encontrado por razões positivas. Curta páginas que possam ser relevantes para a carreira que deseja seguir e crie uma presença online.

Conecte-se com o mercado de trabalho: Siga pessoas influentes. Compartilhe assuntos legais e crie relações com pessoas importantes da área que você escolheu. Você pode começar criando um relacionamento online com seus próprios professores.

Seja ativo na faculdade também nas redes sociais: Curtir a página da sua universidade e outras que compartilhem de assuntos interessantes para a sua área acadêmica é uma boa forma de manter-se atualizado.

Entenda as ferramentas de privacidade: O Facebook dispõe de diferentes configurações de privacidade. Você pode organizar seus amigos em grupos e escolher com quem você deseja compartilhar determinadas fotos ou atualizações de status.

Não deixe suas contas logadas: Não adianta você ter a melhor configuração de privacidade possível, se você deixa seus perfis conectados em computadores públicos. Quantas vezes você já viu alguma atualização de status constrangedora de algum amigo, que, provavelmente, não foi ele que fez?

Tome cuidado com suas fotos: Não publique nada que possa ser considerado constrangedor, imoral ou ilegal.

Escolha senhas diferentes: Não use a mesma senha para todas as suas contas na internet e escolha combinações difíceis.

Não beba e publique: Não precisamos nem dizer que essa é com certeza uma má ideia. Voltar atrás do que você diz em tempos de redes sociais é uma tarefa quase impossível.