terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Etiqueta nos Negócios: 5 Regras que fazem a diferença hoje

 
Etiqueta nos Negócios: 5 Regras que fazem a diferença hoje

O mundo pode parecer indigesto. Mas cortesia e boas maneiras ainda são essenciais – particularmente nos negócios.
A palavra “etiqueta” tem uma reputação ruim. Ela soa indigesta e pretenciosa. E regras que são social ou moralmente prescritas parecem intrusivas ao nosso senso de individualidade e liberdade.
Mas o conceito de etiqueta ainda é essencial, especialmente hoje – e particularmente nos negócios. Novas plataformas de comunicação, como Facebook e Linked In, apagaram as linhas da adequação e nos deixaram sem saber como navegar pela desconhecida teoria social.
Etiqueta é realmente sobre fazer as pessoas se sentirem bem. Não é sobre regras ou dizer às pessoas o que fazer, ou o que não fazer, é sobre garantir alguns confortos sociais básicos.
Vamos a algumas etiquetas para o mundo dos negócios que realmente importam…

1) Envie uma nota de agradecimento

Trabalho com relacionamento humano e fico realmente espantado como não é comum as pessoas não enviarem notas de agradecimento após um treinamento ou palestra. Se elas não estão manando para nós, não estão mandando para mais ninguém.
Mas a arte de enviar notas de agradecimento jamais deve morrer. Se você tem uma entrevista de emprego, ou se você está visitando clientes ou conhecendo novos parceiros de negócios – especialmente se você quer o trabalho, ou o contrato ou o acordo – dedique um tempo para escrever um agradecimento. Você será diferenciado por fazer isso e isso refletirá muito bem em sua empresa também.

2) Saiba os Nomes

É tão importante conhecer seus pares ou colaboradores quanto é desenvolver relacionamentos com clientes, vendedores ou gerentes. Encontre as pessoas em sua empresa, não importando o que elas fazem, e compreenda o que elas fazem.
Nos dias de hoje, nós investimos muito de nosso tempo impressionando nossos superiores. Mas vale a pena dar um passo atrás para compreender e conhecer todas as outras pessoas que também trabalham duro para tocar o seu negócio.

3) Esteja atento à “Regra do Elevador”

Quando se reunir com clientes ou potenciais parceiros de negócios fora do seu escritório, jamais comente sobre suas impressões sobre a reunião com seus colegas até que o elevador tenha chegado à recepção e você esteja andando fora do prédio. Isso vale também mesmo quando você é o único dentro do elevador.
Chame isso de superstição ou de educação – mas das duas formas, não coloque em risco sua reputação ao repassar a reunião assim que você vai embora.

4) Foque no rosto, não na tela

É difícil são se distrair nos dias de hoje. Temos um monde de aparelhos para nos manter ocupados; e-mails e telefonemas chegam a qualquer hora; e todos nós acreditamos que devemos ser multitarefas para nos sentirmos produtivos e eficientes.
Mas isso não é verdade. Quando estiver em uma reunião ou escutando alguém falar, desligue o telefone. Não verifique seu e-mail. Preste atenção e esteja presente.
Conheço a história de uma editora que, enquanto todos estavam apegados a seus BlackBerrys constantemente checando seus alertas e e-mails, ela raramente usava o dela e, por esta razão, ela se destacou. Ela estava presente e jamais distraída nas reuniões editoriais ou em conversas com a equipe. E isso não fez que ela tivesse menos sucesso.

5) Não julgue

Todos nós temos nossos vícios – e todos nós temos condição de evoluir. Uma das partes mais importantes da etiqueta do mundo moderno atual é não criticar os outros.
Você pode discordar de como a outra pessoa conduz uma situação especifica, mas seja maior e reconheça que todos estão tentando fazer seu melhor. Não é seu dever julgar as outras pessoas baseado no que você acha certo. Você é responsável apenas por suas atitudes.
Nós vivemos em um mundo onde tanto as pessoas e os negócios estão preocupados com consciência da marca. Os indivíduos querem se destacar para serem apreciados e aceitos por seus pares – tanto socialmente quanto profissionalmente.
O mundo digital tornou ainda mais difícil saber quando se está ou não cruzando a linha. Ter etiqueta é algo positivo. É uma forma de ser – não um conjunto de regras do que fazer ou não.
Então, antes de você criar aquela hashtag, publicar no Facebook de alguém ou enviar uma mensagem a alguém durante uma reunião, lembre-se do fundamental: isso vai fazer a outra pessoa se sentir bem?

E lembre-se da ação fundamental de colocar a caneta no papel e escrever uma nota. Você irá se destacar de tal forma que uma menção no Twitter ou Facebook jamais alcançará.

Forte Abraço,

Denilson Forato

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