sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Eu não gosto de carnaval

 

Eu não gosto de carnaval. Não é uma grande novidade para as pessoas que me conhecem, porque eu não gosto de muitas coisas, mas do carnaval em especial eu simplesmente odeio com as mais amplas entranhas da minha alma.
Não tenho nem uma posição ideologista sobre o assunto, como o fato das mulheres estarem sendo expostas nos desfiles, até porque eu gosto de mulher.
O do sexo sem compromisso que sempre resulta em problemas, até porque é problema dos outros e não meu, eu simplesmente não gosto de carnaval, porque não vejo motivo para gostar.
Quando digo que não gosto de carnaval é bom que se deixe claro que não estou falando apenas dos desfiles das escolas, ou das reuniões dos blocos. Não gosto de nada no carnaval e de carnaval de nenhum tipo.
Eu gosto de samba, mas somente da velha guarda, Bezerra, Demônios e outros desta trupe. Gosto de sambas feitos para degustar mentalmente e não para saracotear feito uma cobra mal matada.
O fato de eu não gostar de carnaval e de nem sequer cogitar a possibilidade de festejar esta horrenda  festa não me transforma num critico e nem num defensor pelo fim do carnaval, muito pelo contrário quero mais é que as pessoas se mandem, se divirtam, assim elas ficam mais felizes e ficam mais agradáveis e menos chatas.
Olha, vou ser bem sincero, já passei da idade de "odiar" as coisas.
Não que não há coisas que eu não odeie ou que eu despreze, mas fomentar o sentimento de "ódio" para mim é uma arte e eu reservo essa parcela especial do meu tempo e atenção a coisas realmente importantes, tipo líderes políticos corruptos e inescrupulosos, violência, Funk, Noia, as drogas,a fome no mundo e gente realmente babaca.
Eu não me incomodo com o Carnaval. Na verdade, eu acho até "bacaninha". Mas acho uma perda de tempo. Mentira. Eu acho uma idiotice que acaba por perpetuar nossa tradição de "pão e circo" e também nosso estigma de "país da caipirinha, da folia e das mulheres com a bunda de fora". E os político roubam o povo na cara dura, e os tontos ficam pulando, vejam o que aconteceu com o HAVAi e PORTO RICO? Não sabe...? Vai estudar!!!
Um pouco ácido demais? Talvez. Não tenho nada contra os desfiles nem nada, acho até que, como tudo nesse mundo, dá pra abstrair e relevar as coisas boas. Tem a questão da arte, da dedicação. A beleza é uma coisa questionável, porque eu sinceramente acho 87,43% das fantasias e carros alegóricos feios e cafonas. Não que eu ache que para algo ser "belo", precisa ser sóbrio, ou fidedigno, ou "sério". Não, também não precisa ser "perfeito". Mas sinceramente, ver um caralhal de gente dançando (e aí entramos em outra polêmica se aquilo de fato é dança ou não) e vestida da mesma forma não é lá algo que me chame muito a atenção.  Mas isso sou eu.
Eu sei que o "belo" do Carnaval tem raiz justamente nessa natureza coletiva da festa. Sei que está relacionado à um ato de catarse, de libertação, de fantasia (com o perdão do trocadilho). Sei que há algo no Carnaval tão fascinante que é essa sensação de "pertencer" a algo maior, de se desinibir, de abandonar o rigor e a seriedade das pressões sociais em uma celebração coletiva. Mas como tudo que é "coletivo" demais para mim, esse é um tipo de sabedoria que eu não compreendo - ou não tomo como verdadeira para mim.
Há tantas coisas que funcionam da mesma forma: uma partida de futebol, uma rave, um bom show de rock, uma festa à fantasia (não deixa de ser um Carnaval-miniatura), e para os mais chatinhos, sei lá, uma ópera ou um concerto (orquestra). Não estou dizendo que nenhuma dessas atividades é "melhor" ou "pior", só estou dizendo que cumprem o mesmo papel, e por isso, para uma pessoa como eu, que não vê graça nenhuma no Carnaval, talvez essa "festa" toda soe tão "meeeh".
Eu sinceramente acho que o grande problema do Carnaval é ser superestimado. É como o Natal ou Ano Novo. No final de contas, não passam de desculpas para alguma coisa. O que se comemora no Natal? O nascimento de Jesus Cristo, aquele que morreu na cruz para você poder continuar pecando mas ter a chance de ir pro céu se você tiver "fé" e se arrepender... bla..bla..bla..Você passa o ano inteiro pecando, fazendo coisa errada, não fala direito com sua familia, age como um idiota, mas se sentar à mesa uma única noite parece resolver tudo? E ano novo? Analisando friamente, ele marca apenas uma mudança no calendário, o fim de um ciclo, o passar do tempo - se é assim, por que não comemoramos a "entrada" de cada novo mês, ou então, o final de uma semana... bom, pensando bem, tem muita gente que comemora sim o último, hahahaha.
O problema do Carnaval não é o Carnaval. O problema do Carnaval é que ele é uma desculpa para agirmos como idiotas - ter seus 15 minutos de fama rebolando, entupir –se  de drogas, "beijar muito na boca" e "pegar geral" (e claro, contrar uma série de DSTs, nos casos menos graves, ganhar um presentinho indesejado que vai demorar 9 meses pra ser entregue e vai ficar com você pelo resto da vida). Sem contar do número de acidentes e mortes cometidos por excesso de álcool e drogas. Por trouxas dirigindo chapado!
Mas sei lá né, quem sou eu? Tem gente que se diverte assim. Todo ano. E é sempre a mesma coisa. E gosta.
Eu não vejo graça no Carnaval e admito. Pra mim é uma festa em que as pessoas tolas que a comemoram nem sabem o quê ou por que estão comemorando. Eu não me empolgo com o Carnaval, mas também não me incomodo que as pessoas gostem tanto - melhor para mim, elas viajam, fazem suas besteiras e me deixam em paz por alguns dias. Me incomoda a reação de indignação de alguns ao se sentirem ofendidos pelo meu direito de não gostar do Carnaval. Mas quer saber, isso não é problema meu.
Vou ler um livro ou ouvir uma”boa” música!!
E curtir com a mainha família, que é o que interessa! O resto é resto!