segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Harmonizando charutos e bebidas.

Charuto
Harmonizar charutos e bebidas não é nenhum bicho de sete cabeças.

 Veja algumas dicas:

Corona:

Os charutos Corona, por exemplo, possuem muitas vezes uma cor mais clara, próxima do bege e não do marrom. A denominação capa clara indica que a queima de suas folhas produzirá um sabor menos intenso. Seu tempo de degustação varia entre 30 e 40 minutos. Tempo que pode ser utilizado, por exemplo, para se tomar uma garrafa de uma boa cerveja pilsen. O corpo pouco acentuado das cervejas pilsen casam muito bem com a maioria dos charutos Corona, fazendo dessa combinação a escolha perfeita para o final de tarde.
Dificilmente encontraremos um Scotch tão suave quanto um Corona é. Entretanto, um Whisky suave, amadeirado e envelhecido como Johnnie Walker Gold Label não causa tanto rascor como alguns de seus irmãos com sabores mais marcantes. O Gold Label é uma boa pedida para suavizar o Corona, sem necessariamente neutralizar seu paladar.

Churchill:

Conta a lenda que Winston Churchill considerava o tamanho tradicional de um charuto insuficiente para saciar seu prazer em degustá-lo. Fidel Castro teria pessoalmente mandado fazer um charuto para o britânico, que seria um dos maiores estadistas de todos os tempos. Para atender ao pedido do célebre apreciador da iguaria, o charuto Churchill foi produzido com alguns centímetros adicionais.
Devido a essa experiência prolongada, o corpo de um Churchill não costuma ser tão acentuado como o de um robusto. A bebida que o acompanha também deve ser selecionada considerando essa duração adicional.
Por essa razão, deve-se evitar o consumo de Whiskies com muitas pedras de gelo enquanto degustamos um Churchill. Ao final da queima do charuto, a água do gelo derretendo terá suavizado a bebida de tal maneira que o corpo moderado de seu Churchill terminará por fazer seu Scotch soar como água. A dica é fugir dos Whiskies adocicados que, após diversos goles, podem se tornar um pouco enjoativos.
Uma boa combinação seriam Scotchs single malte de corpo moderado, tal como Glenfiddich e um charuto Romeo Y Julieta Churchill.

Robusto:

Como Scotchs são bebidas tradicionalmente muito encorpadas, nada combinará tão bem com um Whisky rascante como o mais forte dos charutos: o robusto. a combinação torna ambos elementos uma iguaria mais complexa e envolve novos prazeres que, quando separados, nem o charuto nem o Whisky podem proporcionar. Além do mais, acertar o tom entre o corpo de um robusto e um blended Scotch é muito fácil. Sugestão: Johnnie Walker Blue Label e um charuto Montecristo no. 2.
Fica a dica: tudo o que envolve nosso paladar não possui nada de científico. Pelo contrário: é o mais subjetivo dos prazeres. Experimentar as suas próprias combinações pode acabar revelando novos sabores que ninguém mais descobriu. Por isso, não tenha medo de experimentar e ousar em novas harmonizações.

Fonte: http://www.papodebar.com/harmornizacao-de-whiskies-e-charutos/